Natação, atletismo, tênis de mesa e badminton foram as modalidades da Bahia que subiram ao podium da competição considerada a maior escolar do mundo.
A delegação baiana do paradesporto escolar desembarcou na tarde deste sábado em Salvador, trazendo na bagagem 11 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. A competição reuniu nesta semana, em São Paulo, dois mil atletas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Atleta da natação e que conta com o apoio do Programa FazAtleta, Bárbara Britto, do município de Jequié, conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata nas quatro provas que disputou. Em sua 5ª etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, a atleta conquistou nesta edição quatro medalhas – duas de ouro e duas de prata – nas quatro provas em que competiu: 100 m costas, 100m borboleta, 50m livre e 100 livre.
“Essa é minha última paralimpíada escolar, já que no próximo ano estarei com 18 anos. Nos doze anos que representei a Bahia, conquistei um total de 14 medalhas. Acredito que cumpri bem meu papel e tenho muito orgulho de ter representado meu estado ao longo de todos esses anos, e espero seguir representando em outras competições, disse Bárbara, que integra a Seleção de Brasileira Juvenil.
A sua técnica, a também atleta da paranatação Verônica Almeida, destaca a importância das Paralimpíadas Escolares. “É uma competição que fortalece muito o movimento paralímpico da Bahia e de todo o Brasil, ficando evidente o valor que tem o esporte na vida desses jovens. Dessa competição, saem os futuros atletas paralímpicos do nosso país”, enfatizou Verônica.
“Retornamos a Salvador com a certeza de mais uma etapa vencida não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo compromisso de cada um do grupo que formou nossa delegação paralímpica escolar – estudantes atletas, professores, técnicos de instituições que atuam com PCDs e do Governo do Estado e familiares”, destacou o professor Wilson Brito, chefe da delegação da Bahia.
Apoio – As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação baiana viajou à capital paulista com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, com apoio da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).
Também presente na delegação baiana, o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Wilton Brandão destacou a importância do torneio para o paradesporto em todo o Brasil. “Retornamos para a Bahia com o entendimento e o compromisso de fortalecer o paradesporto em nosso estado. Em parceria com a Secretaria de Educação, a Sudesb vem discutindo permanentemente as políticas de desporto escolar, e vamos intensificar essa parceria com vistas a ampliar a participação de nossos atletas paralímpicos nessa e em outras competições”, disse Wilton.
Responsável pelo Núcleo da Sudesb, Adelmare Júnior também acompanhou toda a competição na capital paulista. “Foi muito importante ver de perto mais uma vez essa competição. Assim como o diretor Wilson, retorno ainda mais empenhado em ampliar as políticas públicas do paradesporto em nosso estado. O desafio é enorme, mas com a participação e o trabalho conjunto do Estado e das instituições vamos superar os desafios e tornar mais representativo o paradesporto escolar baiano”, observa Júnior, que também é cadeirante.
Os atletas da Bahia que participaram da competição vêm de escolas públicas e privadas da capital e dos municípios de Dias D’Ávila e Jequié. Eles treinam e têm acompanhamento do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CTPBa), Instituto de Cegos da Bahia (ICB), Associação Jequieense de Cegos (Ajece), Fundação José Silveira (IBR – Jequié), Hospital Sarah Kubitscheck (Salvador), Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION) e Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (APIB).
Abaixo, nome dos atletas e medalhas conquistadas:
Bárbara Britto, natação 04 – 02 ouro + 02 pratas
Davy Santos, atletismo, 02 – 01 ouro + 01 prata
Maria Rita, badminton, 01 ouro
Samuel Costa, tênis de mesa, 02 bronze
Daniel Rios, atletismo, 01 prata
Luiz Otávio, badminton , 01 prata
Ascom Sudesb/Hilda Fausto – DRT 1748/Foto: Wilson Militão