Os estudantes da rede estadual dos municípios de Salvador, Itanhém, Ibipitanga, Sítio do Quinto, Gandu, Rio Real e Feira de Santana alcançaram posições de destaque para a Bahia, na segunda edição da Olimpíada de Português (OP), competição nacional que, além de avaliar o nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa, é uma forma diferente e lúdica de motivar as crianças e os jovens a exercitarem o bom uso do Português e a refletir sobre as diversas facetas do idioma.
Nesta edição, os alunos conquistaram para o Estado uma Medalha de Destaque Regional, três medalhas de Ouro, duas de Prata, quatro de Bronze e seis Menções Honrosas, reforçando os talentos da Educação Básica baiana.
O sucesso dos 16 alunos na Olimpíada de Português, única com abrangência nacional, reflete as diretrizes que vêm sendo implantadas pela Secretaria da Educação do Estado para estimular a participação dos estudantes da rede em eventos de diferentes áreas do conhecimento, além de levar prestígio à instituição de ensino premiada e reconhecimento aos professores e alunos, uma vez que ambos alcançam visibilidade nacional. A estudante Carla Luane Pacheco de Amorim, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio participou da OP, representando o Colégio Estadual Almerinda Almeida, do município de São Gabriel, do Território de Identidade de Irecê, e conquistou a Medalha de Destaque Regional. Ela considera a conquista como uma motivação para enfrentar os novos desafios sem medo. “É como se abrisse novos horizontes para mim”.
Outro ponto interessante da competição é que as questões da prova estimulam a capacidade expressiva e interpretativa e o raciocínio linguístico dos alunos, como aconteceu com quatro estudantes do Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio de Tempo Integral, que conquistaram duas medalhas de Ouro pelos estudantes Lucas Gabriel Botelho e Kadu Farias Santana, e duas de Prata, com a participação de Maria Isabella Curvelo e Tarso Lisboa.
A professora de Língua Portuguesa da unidade de ensino, Ednalva Ribeiro de Sousa, destaca a importância da competição como estímulo ao contato com textos clássicos e provérbios populares, assim como o incentivo à reflexão. “É emocionante e gratificante para mim, como mediadora desse conhecimento para nossos alunos de escola pública”, comemora. Kerry Farias, mãe do aluno Kadu Farias Santana, ressalta uma máxima do ativista e político sul-africano, Nelson Mandela, para demonstrar sua alegria com a conquista da Medalha de Ouro do seu filho. “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Só assim, podemos também conquistar nossos sonhos”.
*Sobre a competição -* A Olimpíada de Português é realizada pelo Instituto Philotimia e dividida em duas fases e três categorias, que abrangem desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Nas provas, os participantes enfrentam desafios idiomáticos, jogos e reflexões sobre textos clássicos e provérbios populares, sob a curadoria de um comitê científico formado por professores e especialistas renomados. A primeira prova ocorreu em maio e foi aplicada na própria escola dos estudantes, e a segunda aconteceu em polos de aplicação, somente para os mais bem colocados da primeira fase. As duas etapas também são organizadas em três categorias, conforme a faixa etária: Categoria A — engloba os estudantes do Ensino Médio; Categoria B — para alunos do 8º e 9º ano; e Categoria C — para 6º e 7º ano.
Confira a lista dos medalhistas:
Medalha de Destaque Regional
Carla Luane Pacheco Amorim – Colégio Estadual Almerinda Almeida – Município de São Gabriel
Medalha de Ouro
Lucas Gabriel dos Santos Botelho – Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio em Tempo Integral – Município de Itanhém
Kadu Farias Santana – Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio em Tempo Integral – Município de Itanhém
Cleyton José Rodrigues Macedo – Colégio Estadual de Tempo Integral do Campo de Ibipitanga – Município de Ibipitanga
Medalha de Prata
Maria Isabella Correia Curvelo – Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio em Tempo Integral – Município de Itanhém
Tarso Lisboa Catabriga – Colégio Polivalente de Itanhém – Ensino Médio em Tempo Integral – Município de Itanhém
Medalha de Bronze
Gabriel Faria Paixão – Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros – Município de Salvador
Welbert Santana Santos – Colégio estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva – Município de Sítio do Quinto
Gardênia Araújo Miranda Oliveira – Colégio Estadual de Tempo Integral do Campo de Ibipitanga – Município de Ibipitanga
Kaiky França Santos – Colégio Estadual Polivalente de Gandu – Município de Gandu
Menção Honrosa
Sophia Santana Castro de Almeida – Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros – Município de Salvador
Herbert Barbosa do Nascimento – Colégio Estadual Doutor José Carvalho Baptista – Município de Rio Real
Israela Soares Santana – Colégio Estadual Rotary – Município de Feira de Santana
Israel Coutinho dos Santos – Colégio Estadual Rotary – Município de Feira de Santana
Kauê Cana Brasil Oliveira Paranhos – Colégio estadual Rotary – Município de Feira de Santana
Christian Ribeiro Andrade – Colégio Estadual de Tempo Integral João Francisco da Silva – Município de Sítio do Quinto.
Ascom