O Instituto AOCP recebeu nessa sexta-feira, 29 de novembro, o Selo ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) Prata de abrangência nacional, chancelada pela Federação Brasileira da UNESCO. A solenidade de certificação ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo (SP) e contou com diversas organizações de todo o país. Para receber o certificado, o Instituto AOCP foi representado pela diretora-presidente Lilian Ravagnani e pela assistente social Gabriela Melhado, que coordena as ações na instituição.
A organização contemplou 10 dos 17 ODS. São eles:
1 – Erradicação da Pobreza
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
8 – Trabalho e Crescimento Econômico
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
12 – Consumo e Produção Responsáveis
13 – Ação Contra a Mudança Global no Clima
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação
Este mérito demonstra seu impacto de valor para a sociedade, tornando este programa uma referência em todo o Brasil, buscando ter maior transparência para o Programa de Certificação ODS. Também no decorrer de novembro o Instituto AOCP recebeu o Selo ODS Ouro, concedido pelo Summit ODS — evento promovido pelo Instituto ACIM de Responsabilidade Social em Maringá (PR), onde está localizada a sede da instituição.
“Acreditamos no poder da colaboração e no impacto positivo que o Programa de Certificação ODS pode gerar. É uma satisfação contribuir de algum modo para a saúde geral do planeta e minimizar os impactos ambientes e sociais da vida moderna”, comenta a diretora-presidente.
De acordo com Gabriela Melhado, assistente social do Instituto AOCP, a candidatura à certificação incluiu a apresentação de dados que evidenciam os impactos alcançados ao longo dos últimos 12 meses. “Continuaremos atuantes para a cada dia melhorarmos ainda mais nosso trabalho e alcançarmos os 17 objetivos relacionados aos desafios globais, que abrangem os princípios do ESG [Ambiental, Social e Governança] e que fazem parte de uma agenda mundial para a implementação de políticas públicas até 2030”, conclui.
Sobre a BFUCA UNESCO
A BFUCA UNESCO é uma organização não governamental oficializada internacionalmente. A BFUCA UNESCO trabalha para promover os ideais e objetivos da UNESCO, incluindo educação para uma cultura de paz, mediação de conflitos, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e todo o compromisso com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, o Instituto organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais, com assessoramento técnico, administrativo e financeiro.
Ascom