O Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão oferecendo o montante de R$ 8,8 milhões para projetos de restauração ecológica do bioma Caatinga. O valor pode ser dividido em até quatro iniciativas, que devem ser voltadas para unidades de conservação do bioma e para municípios com clima árido, contemplando uma área mínima de 100 hectares cada projeto – que devem ser executados ao longo de quatro anos (48 meses).
No Vale do São Francisco, o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) da Ararinha Azul, na Bahia, é uma das iniciativas contempladas. Já em Pernambuco, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe – envolvendo também os estados do Ceará e Piauí – também está incluída.
Só serão aceitas propostas de organizações sem fins lucrativos, que existam há pelo menos dois anos e que tenham experiência em projetos de conservação, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento sustentável. São permitidas parcerias com instituições que fortaleçam o projeto ou demonstrem vantagem econômica do mesmo, desde que demonstrada a necessidade estratégica da parceria. O edital recebe propostas até fevereiro de 2025.
(Fonte: Brasil de Fato)Foto: reprodução