Municípios da região Não participante: Sento Sé, Casa Nova e Uauá.
Entre os dez municípios que integram o Território do São Francisco, Remanso conquistou, juntamente com Sobradinho, na categoria Prata, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).
O único município da região a conquistar o Selo na categoria Ouro foi Canudos. Juazeiro, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, foram classificados na categoria Bronze. Sento Sé, Casa Nova e Uauá não participaram.
O Prefeito Marcos Palmeira voltou a parabenizar a equipe da Secretaria de Educação, “pelo empenho, pela dedicação e esforço” e reafirmou seu compromisso “com o futuro dos jovens de Remanso”: “O único caminho para a prosperidade e desenvolvimento é a educação. Teremos novas creches, teremos mais e melhores escolas em tempo integral, teremos um Instituto referência nacional, o IF Remanso. A Educação em Remanso, da creche ao ensino superior será exemplo para toda a Bahia”.
O que é o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
No dia 23 de setembro, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.
Essa iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
As Secretarias Estaduais e Distrital devem ter pelo menos um articulador estadual da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), enquanto as Secretarias Municipais precisam contar com um articulador municipal da Renalfa.
Os articuladores inscreveram suas respectivas secretarias no processo de concessão do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização por meio do SIMEC, entre os dias 08/10 e 08/11/2024.
Municípios da região: Curaçá – Bronze; Juazeiro – Bronze; Sento Sé – Não participante; Casa Nova – Não Participante; Sobradinho – Prata; Campo Alegre de Lourdes – Bronze; Pilão Arcado – Bronze; Remanso – Prata; Canudos – Ouro e Uauá – Não Participante.
Petrolina, em Pernambuco, conquistou o Selo na categoria Ouro.
Por Manoel Leão