O vereador reeleito da cidade de Paripiranga, Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira, e Leonardo Fraga Guimarães foram condenados a 14 anos de prisão pelo homicídio do médico José Carlos Bezerra Carvalho. Os réus deverão cumprir pena inicialmente em regime fechado.
O crime aconteceu no dia 2 de maio de 2014, quando a vítima saía da academia e foi baleado com tiros na cabeça, na cidade de Paripiranga, a cerca de 400 km de Salvador.
O júri popular iniciou na terça-feira (3) e terminou na quarta (4), e aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, na capital baiana. Eles foram condenados por homicídio qualificado.
De acordo com a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Leonardo Fraga, a mando do vereador, efetuou dois disparos de arma de fogo contra a vítima. O crime foi motivado após Alexandre Magno considerar sua candidatura a prefeito de Paripiranga “ameaçada” pela vítima, que provavelmente também sairia como candidato.
Conforme o MP, a motivação do crime foi qualificada como fútil, o que agravou a pena de Alexandre. Leonardo Fraga também teve agravação na pena, tendo em vista a emboscada feita para matar a vítima e mediante recompensa que receberia por praticar o crime, com promessa feita pelo vereador.
Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o réu Igor de Menezes Carvalho que pilotava a motocicleta que conduzia Leonardo no momento do crime, foi absolvido.
G1BA/Foto: Reprodução/TSE