Idealizado pela protetora de animais Márcia Borges, o Projeto ‘Oxente PNZ’ publicou abaixo-assinado na Change.org, demandando a criação de um programa de castração em massa de cães e gatos à Prefeitura de Petrolina. Mais de 14 mil pessoas já assinaram a petição, que pode ser conferida no link da Change.org.
Márcia recolhe e cuida de animais abandonados em Petrolina desde 2018, somando mais de 500 resgates e centenas de castrações pagas através de doações feitas ao projeto. Ela atribui a grande quantidade de animais nas ruas à falta de uma política pública de castração em massa: “A sensação é de que estamos ‘enxugando gelo’. Salvamos um, nascem mil. Sem a intervenção do governo local por meio de uma iniciativa de castração em massa para animais abandonados, o cenário em Petrolina está gradualmente se transformando em caos“.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) possui um Castra Móvel, que é utilizado uma vez ao mês por meio do Projeto ‘Bora Petrolina’. Entretanto, ele castra apenas animais que possuem tutores. Márcia relata: “O Castra Móvel fica parado dentro do CCZ na maior parte do tempo. No Bora Petrolina, consegue castrar cerca de 10 a 12 animais. É uma ação insuficiente para reduzir o número de animais nas ruas da nossa cidade”, avalia.
Além das assinaturas, a petição reúne dezenas de comentários. Rosemery Carvalho escreve: “é obrigação da prefeitura cuidar desses animais e dar a eles um tratamento digno. Que a Prefeitura de Petrolina faça valer os impostos pagos pelo povo e cumpra seu dever. Fechar os olhos para esses animais é indigno e cruel“. Petrolina é a terceira maior cidade em número de habitantes de Pernambuco. Não há dados públicos sobre a quantidade de cães e gatos de rua no município, mas o Projeto Oxente PZN estima que sejam milhares.
Clínica veterinária
No recente anúncio que fez do seu secretariado para o segundo mandato, o prefeito eleito sobre a questão da causa animal de Petrolina. Ele informou que está criando um setor específico dentro da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) para prevenção e cuidados dos animais, e adiantou que em janeiro de 2025 lançará o edital de licitação para a construção da primeira clínica veterinária do município.
Foto: Ascom TP/divulgação arquivo