Prefeitura de Juazeiro reforça medidas de prevenção contra gripes virais e COVID-19

Cidades Juazeiro

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a circulação de vírus respiratórios, como os que causam gripes virais, tende a aumentar. Diante deste cenário, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta a população sobre a importância da vacinação e das medidas preventivas para evitar a contaminação, especialmente pela COVID-19.

De acordo com dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe 2024), entre 31 de dezembro de 2023 e 29 de junho de 2024, foram registrados 177 casos da COVID-19. De 30 de junho a 7 de dezembro, mais 64 casos foram confirmados.

A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, destaca a necessidade de atenção redobrada nesse período. “Entre dezembro e março, temos uma tendência no aumento dos casos de infecção respiratória, incluindo a COVID-19. Por isso, reforçamos a importância de manter o esquema vacinal atualizado para evitar formas graves da doença”, explicou a secretária.

Vacinação

A vacina contra a COVID-19 está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. O público prioritário para a vacinação inclui: pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores,     imunocomprometidos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente e comorbidades; pessoas privadas de liberdade menor ou com até 18 anos e funcionários do sistema prisional; Jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Medidas Preventivas

Além da vacinação, a prevenção diária continua sendo fundamental para conter a disseminação dos vírus respiratórios. São cuidados essenciais: lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel; usar máscara em caso de sintomas gripais, como tosse e febre; fazer isolamento quando apresentar sintomas e evitar aglomerações sempre que possível.

Essas medidas ajudam a proteger não apenas contra a COVID-19, mas também contra gripes virais e resfriados comuns, que costumam ser mais recorrentes nesta época do ano.

Texto: Iana Lima – Ascom Sesau PMJ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *