Nesta quarta-feira (25), o Papa Francisco fez um apelo à paz no mundo na sua tradicional mensagem “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo). O papa citou os principais conflitos e focos de tensão no planeta, e pediu para calar as armas e superar as divisões, em uma mensagem aos milhões de cristãos reunidos na praça de São Pedro do Vaticano.
As celebrações de Natal, mais uma vez, são marcadas por conflitos e crises humanitárias – em particular em Gaza, na Ucrânia e no Sudão. “Com os olhos postos no berço de Belém, dirijo o meu pensamento para as comunidades cristãs de Israel e da Palestina, em particular de Gaza, onde a situação humanitária é gravíssima. Haja um cessar-fogo, libertem-se os reféns e ajude-se a população esgotada por causa da fome e da guerra“, disse o papa.
Francisco também fez um apelo para facilitar o acesso da população civil do Sudão à ajuda humanitária, país devastado por 20 meses de guerra, onde a fome que afeta milhões de deslocados pode se tornar ainda mais grave, segundo a ONU. Sem mencionar os Estados Unidos, e citando 18 países, o pontífice também pediu para que os países do continente americano “encontrem o quanto antes soluções eficientes, para promover a harmonia social“.
Foto: Divulgação