O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), é um dos nomes cotados para assumir a presidência da Embasa. De acordo informações obtidas por este Política Livre, o nome do ex-prefeito já está na mesa do governador Jerônimo Rodrigues (PT) como uma das opções para ocupar o comando da estatal. Elmo aparece com força por ser, ao mesmo tempo, um nome que atende aos requisitos técnicos e políticos, além de possuir vasta experiência na área de gestão pública.
Ele foi presidente da Codevasf entre 2012 e 2014, indicado na época pelo então governador Jaques Wagner (PT). Desde a saída de Leonardo Góes da Embasa, no final do ano passado, a direção da estatal vem sendo ocupada interinamente por Gildeone Almeida, que atualmente também acumula a Diretoria de Operações do Interior.
O governador é engenheiro civil de formação e funcionário de carreira da Embasa. Vaz foi prefeito de Irecê por dois mandatos e elegeu seu sucessor. O ex-prefeito é filiado ao PSB, partido que já ocupa a SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e a FLEM (Fundação Luís Eduardo Magalhães).
No jogo das ocupações de espaço, a Embasa, assim como a CERB e a Conder têm peso de Secretaria de Estado. Resta saber se o PSB irá abrir mão da SDE e ficar com a Embasa. O xadrez não está fácil para Jerônimo, uma vez que o Avante também deseja ocupar espaço no governo estadual e aceita bancar a indicação de Vaz.
Os constantes problemas relativos ao abastecimento de água no período do verão e especialmente em áreas turísticas, como Praia do Forte, Trancoso e Ilha de Itaparica, um dos legados negativos da gestão passada, deve, no entanto, acelerar a escolha definitiva para o comando da companhia.
Política Livre/Foto: Divulgação/Arquivo