O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realizará a primeira parada programada de manutenção neste ano, que acontecerá entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. A principal ação será o desassoreamento no trecho a jusante da comporta de nível 2 – uma intervenção essencial para a eficiência no fornecimento de água às unidades parcelares.
Segundo o DINC, as recentes chuvas em Petrolina reforçam a importância dessa manutenção. Em janeiro, volumes significativos foram registrados na região, como os 179 milímetros de precipitação no Núcleo 4, destacando a necessidade de manter as estruturas em pleno funcionamento.
“Essa manutenção preventiva é essencial para garantir a eficiência e a longevidade das estruturas que realizam o fornecimento de água para as unidades parcelares. O desassoreamento vai assegurar um fluxo mais constante e seguro, especialmente em um período de alta demanda“, justifica Alison de Sousa, gerente de manutenção do DINC.
Já Paulo Sales, gerente executivo do Distrito, destaca a importância de os irrigantes seguirem as recomendações previamente divulgadas: “Além de reforçar a necessidade dessa manutenção programada, é fundamental que os produtores adotem medidas preventivas para minimizar os impactos do período de desabastecimento. Recomendamos que todos planejem o manejo e a irrigação considerando os dias da parada e reservem água em seus tanques ou reservatórios para garantir as atividades no campo durante esse período“.
Recomendações
As principais recomendações aos irrigantes incluem: planejar o manejo e irrigação com antecedência, levando em conta os dias de parada; reservar água nos reservatórios, especialmente para aqueles com captação direta no canal principal ou canal secundário; e programar a aplicação de defensivos e adubação que necessitem de água. Essas medidas foram detalhadas no cronograma previamente enviado aos produtores, que foi planejado com antecedência para facilitar o ajuste do manejo e da cultura durante a parada.
O DINC reforça que a agricultura irrigada, base da economia regional, depende de uma infraestrutura robusta e confiável para sustentar a produção ao longo do ano. Manutenções como esta são essenciais para garantir a continuidade das operações e o suporte à comunidade agrícola do Perímetro Senador Nilo Coelho.
Foto: Elevare Comunicação/divulgação