50 km percorridos a nado, de Sobradinho a Juazeiro, sem sair da água até o destino final. Esse é o percurso que a ultramaratonista Alessandra Melo, de 50 anos, vai completar no próximo sábado (18).
Leca, como é conhecida, é natural de São Paulo e mora na Bahia há mais de 20 anos, aprendeu a nadar antes mesmo de andar. As águas do Velho Chico não são novidade para ela, que já participou de provas no rio. Depois de conhecer o potencial da natação de águas abertas praticada por mulheres do Vale, não teve dúvidas na hora de escolher o local onde enfrentaria mais um desafio da carreira.
No ano passado, a ultramaratonista se tornou a primeira mulher a completar a travessia Salvador – Morro de São Paulo a nado. O percurso de cerca de 60 km foi feito em menos de 24 horas. Para a prova no São Francisco, um barco com a equipe de apoio vai fazer o acompanhamento da atleta com suplementação e hidratação. O corpo de bombeiros e a Marinha também vão estar presentes. A expectativa é que Leca complete o percurso em 9 horas.
Com a iniciativa, Juazeiro se torna mais uma vez protagonista na promoção de grandes feitos esportivos e na defesa da natureza, já que o objetivo da prova também é chamar a atenção para a preservação do Rio São Francisco. O evento é realizado pelo grupo de nadadoras de águas abertas Sereias do Rio e conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Juazeiro. O Secretário da Seculte, Targino Gondim, falou sobre o incentivo de eventos como esse: “É um prazer apoiar uma atleta como Leca que, além de nos inspirar com seu exemplo de dedicação, também traz à tona uma causa tão importante como a preservação do nosso Rio São Francisco”, afirma o secretário.
A travessia de 50 km termina na orla 2 de Juazeiro. Com tanta determinação, Leca já é inspiração para muitas outras mulheres. “A realização desse desafio tem muitos significados para mim, desde a concretização de um grande sonho, chamar atenção para a preservação do Rio São Francisco, esse berço de águas tão importante para nossa região do nordeste e até mesmo servir de inspiração para tantas pessoas, principalmente as mulheres, para trazer o esporte como uma ferramenta de promoção da saúde física e mental”, conta a ultramaratonista.
Sobre a nadadora
Alessandra Melo é natural de São Paulo, cresceu sob a inspiração de seu pai, Odilon Melo, nadador profissional. Foi nesse ambiente aquático que começou a moldar sua paixão pelos esportes. Quando se mudou para a Bahia, há 22 anos, a paulista não hesitou em trocar as piscinas pela vastidão do mar, abraçando o novo desafio e se tornando referência em competições de longa distância.
Ascom/ PMJ