O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou, nessa semana, uma grande operação logística para distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo no Sertão do Araripe. Os grãos garantirão segurança alimentar e renda para centenas de agricultores e agricultoras na safra 2024/25.
Os três primeiros carregamentos, totalizando 46 toneladas, partiram dos Centros de Distribuição do IPA em Ibimirim (Moxotó) e em Petrolina (São Francisco), com destino aos escritórios regionais e locais do Instituto na região. Posteriormente, essas sementes chegarão aos agricultores e agricultoras por meio de associações e cooperativas. Os seis primeiros municípios contemplados serão Araripina, Exu, Moreilândia, Granito, Santa Cruz e Bodocó.
O início das entregas foi deflagrado quatro dias após a governadora Raquel Lyra assinar ordem de serviço, com investimentos iniciais de R$ 7 milhões, garantindo que sementes cheguem às mãos de produtores e produtoras no tempo certo. Isso porque a chamada ‘janela de plantio’, que é o período de chuvas, vai de janeiro a fevereiro na região do Araripe.
Apenas para o Sertão serão distribuídas 512 toneladas. Para se ter uma ideia, só a Gerência Regional do IPA em Araripina ficará encarregada de distribuir 150 toneladas. O calendário de entrega segue exatamente a janela de plantio de cada região. Nas localidades onde a chuva chega primeiro, a distribuição também começa mais cedo. Na ocasião da assinatura da ordem de serviço, na abertura da FENEAF, no IPA, a governadora enfatizou justamente o reforço ao programa no tempo certo das chuvas no Sertão. Em fevereiro, a distribuição avança para o Agreste e Zona da Mata.
Foto: IPA/divulgação