As equipes de agentes da Secretaria Municipal de Saúde visitaram residências, comércios e terrenos baldios de Pinhões com o objetivo de eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.
Também foram feitas ações em pontos considerados de risco, como borracharias, oficinas mecânicas, locais de reciclagem e imóveis abandonados, onde o acúmulo de material e lixo pode favorecer a proliferação do mosquito. Nesses locais, foi aplicado inseticida para controle do Aedes.
No total, foram mais de mil imóveis visitados pelo Mutirão Intensivo de Controle das Arboviroses, realizado no último sábado (18) e domingo (19). O distrito foi escolhido de forma estratégica. “A localidade de Pinhões é considerada uma área de alto risco para infestação pelo Aedes aegypti, e a ação foi planejada pela Vigilância em Saúde, com a colaboração dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), para prevenir o aumento de casos de arboviroses na região. As altas temperaturas e as chuvas típicas dessa época do ano favorecem a proliferação do mosquito, tornando ainda mais crucial o engajamento da população no combate às doenças”, explicou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.
Como essa luta contra o mosquito só pode ser vencida com o apoio da população, a Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração da comunidade para a efetividade dessas ações. A recomendação é que todos dediquem pelo menos 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, contribuindo para a redução da incidência de doenças.
As próximas ações estão agendadas para os distritos de Campos e Mandacaru, também no interior do município, no próximo final de semana, nos dias 25 e 26.
Texto: Camila Santana – Ascom Sesau/PMJ