2025 é um ano especial para o deputado federal Daniel Almeida que comemora 70 anos. Para celebrar este momento será lançado o livro “Daniel Almeida: A trajetória de um brasileiro socialista”, que registra os mais de 40 anos de atuação política do parlamentar, no próximo sábado (25), em Salvador. A obra promete revisitar momentos marcantes de sua atuação e reforçar o legado de luta e compromisso social que guia sua vida pública.
Natural de Mairi-BA, a caminhada do deputado é marcada pelo compromisso com os trabalhadores, a defesa de políticas sociais e a luta pela preservação do patrimônio público. “São muitos anos dedicados à política com perseverança e compromisso com o povo brasileiro. Representar a Bahia e os interesses nacionais tem sido uma honra. Olhando para trás, celebro os bons encontros, as lutas e os desafios que marcaram essa atuação política. Cada passo foi guiado pela convicção de que é possível construir um Brasil mais justo e solidário. Continuarei defendendo a democracia, a justiça social e os direitos do nosso povo contra qualquer forma de retrocesso”, declarou Daniel.
O livro retrata o perfil de de um sertanejo baiano, operário, dirigente sindical, vereador de Salvador e deputado federal. O jornalista e escritor do livro, Vander Prata, explica como se deu o processo de pesquisa para contar a trajetória do parlamentar baiano. “Este livro foi escrito a partir de 57 horas de entrevistas realizadas com familiares e amigos, autoridades, direção do PCdoB e deputados estaduais e federais do partido, empresários e sindicalistas, representantes de entidades de classe e Ongs. Uma história baseada em fatos reais que relata a travessia dessa notável figura”, declarou.
Trajetória de Daniel Almeida
Formado como Técnico em Instrumentação Industrial e Historiador, Daniel iniciou sua militância nas assembleias operárias do Polo Petroquímico de Camaçari na década de 1980, liderando greves emblemáticas no Centro Industrial de Aratu (CIA) e apoiando movimentos de trabalhadores da Região Metropolitana de Salvador. Sua atuação o levou a ser eleito vereador de Salvador em 1988, cargo que ocupou por quatro mandatos, destacando-se também como presidente do PCdoB na capital baiana e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 2002, Daniel foi eleito deputado federal, sendo reeleito em sucessivas legislaturas. Em Brasília, liderou o PCdoB em diversos períodos (2009, 2016 e 2019) e foi reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos 100 “Cabeças” do Congresso Nacional por 16 vezes. Sua atuação inclui a presidência de importantes comissões, como as de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além da participação em frentes como a de fortalecimento do SUS. Atualmente, é vice-líder do governo no Congresso.
Conquistas legislativas e Defesa dos Trabalhadores
Daniel Almeida tem forte atuação em pautas trabalhistas e sociais, destacando-se na valorização do salário mínimo e na luta contra a terceirização e a reforma trabalhista. É autor de leis como a que instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (Lei 11.635/2007) e a que permite a ausência de trabalhadores para realização de exames preventivos de câncer (Lei 13.767/18). Também propôs projetos em áreas como cultura, direitos dos trabalhadores, mobilidade urbana e segurança.
Em sua jornada, o parlamentar tem se posicionado contra o desmonte de estatais, em favor do desenvolvimento da ciência e tecnologia, além de defender a reindustrialização do país. Ele também se destaca na defesa da agricultura familiar, dos Agentes Comunitários de Saúde e no fortalecimento de ações de esporte, saúde e abastecimento de água em municípios do interior baiano.
Foto: Marina Ramos/Arquivo/Agência Câmara