Nesta sexta-feira (24), a ADESBA (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia), recebeu a Secretária Estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, e a secretária da Mulher e Juventude do município de Juazeiro, Érica Daiane, em ação de apoio à adesão do Selo Lilás. A certificação é um reconhecimento dado às empresas e instituições baianas que adotam em seu quadro de funcionários políticas de igualdade e de gênero, além de promover ações na defesa das mulheres contra a discriminação, assédio e violência sexual.
A ADESBA é a única organização do território Sertão do São Francisco certificada com o Selo Lilás. No ano de 2024, a associação foi uma das 83 instituições contempladas durante a primeira edição de certificação, ocorrida em Salvador (BA). Segundo Romário Meira, presidente da ADESBA, “a iniciativa é uma importante ferramenta para incentivar o compromisso e engajamento das empresas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição feminina”.
Atualmente, a Associação conta com 42% do seu quadro funcional e diretivo composto por mulheres, que desempenham funções tanto na gestão e equipe técnica dos Centros Públicos de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF, Juazeiro, BA) e Piemonte da Diamantina (Senhor do Bonfim, BA), como na coordenação do projeto Qualifica Bahia e Manoel Querino, que promove formações de trabalhadores para o mercado profissional.
De acordo com a Secretária da Mulher e Juventude do município de Juazeiro, Érica Daiane, é preciso reafirmar uma parceria com o Governo do Estado e incentivar outras empresas juazeirenses a aderirem ao Selo Lilás. A Secretária Estadual de Política para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore, afirmou que a visita “constitui um importante passo para continuar fomentando uma política de valorização da mulher nos municípios baianos”. A concessão do Selo Lilás ocorre no mês de março de cada ano e tem validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período, quando mantido o padrão requerido.
Ascom Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco – Cesol-SSF