A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2027 será eleita nesta segunda-feira (3), a partir das 14h30. O atual presidente Adolfo Menezes (PSD) será reeleito, tendo como vice-presidente a correligionária Ivana Bastas, conforme acordo celebrado na base governista. Entre hoje e amanhã, os outros sete cargos da Mesa serão negociados para que seja apresentada uma chapa única.
A votação é secreta e presencial, sendo que a chamada nominal será em ordem alfabética feita pelo primeiro secretário da sessão. Também é prevista uma chamada adicional para os deputados eventualmente ausentes na primeira chamada. Estarão em jogo nove cargos titulares e cinco suplentes que deverão respeitar, sempre que possível, a proporcionalidade da representação das bancadas na Casa.
A sessão começa às 14h30, sem a tradicional tolerância de 15 minutos das sessões ordinárias e todos os parlamentares que concorrerem na eleição deverão anunciar a disposição de concorrer e nomear o cargo pretendido. Candidaturas avulsas podem acontecer, ensejando, nessa hipótese, eleição individualizada para cada cargo alvo de disputa, anteriormente ao processo de votação em que exista um só candidato ao respectivo cargo.
Com as candidaturas formalizadas, os trabalhos poderão ser suspensos para a Secretaria Geral da Mesa confeccionar a chapa encabeçada pelo deputado Adolfo Menezes e, eventualmente, chapas adicionais ou candidaturas avulsas, o que não deve ocorrer. As cédulas serão rubricadas pelos integrantes da mesa e disponibilizadas na cabine de votação ao lado das sobrecartas, que conterão os votos depositados nas urnas. Encerrada a votação, o presidente dos trabalhos constituirá uma comissão suprapartidária para fazer a imediata escrutinação dos votos – seguida da proclamação dos resultados e posse dos eleitos.
Nesse instante, os recém-eleitos para a presidência, primeira e segunda secretarias, assumirão seus postos na mesa que dirige os trabalhos, momento em que o presidente fará o seu pronunciamento apontando metas para a gestão que se inicia nesse segundo biênio da 20ª Legislatura. Antes de encerrar os trabalhos, caberá ainda ao presidente convocar uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos ordinários, que será no dia 5, às 10h, ato que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e das principais autoridades civis e militares da Bahia.
Foto: Arquivo ASCOM/ALBA