![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/22.jpg)
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, vai adiar a decisão sobre a mudança de sigla. A decisão foi tomada mesmo com o avanço das conversas entre a gestora tucana com a legenda de Gilberto Kassab, para possível fusão do PSDB com o PSD como revelou a Coluna do Estadão.
Integrantes do grupo político da pernambucana apontam três fatores para que ela deixe para bater o martelo depois do Carnaval. Ao aguardar, Raquel evita constrangimentos com o PSDB, embasa a decisão nos rumos escolhidos pelo partido e tem o parâmetro de como agirão os demais governadores correligionários. Procurada pela Coluna, Raquel Lyra não respondeu.
Como revelou a Coluna do Estadão, as conversas da governadora com o PSD começaram em 2023 com uma mudança na equipe, que acomodou Cacau de Paula, filha do presidente estadual do partido, André de Paula, e ministro da Pesca no governo Lula, que foi vista como um primeiro sinal de aproximação entre a governadora e o partido. Essa movimentação sugere uma tentativa de fortalecer alianças políticas, refletindo a articulação do governo para acomodar figuras chave do PSD no governo estadual.
Como o PSD faz parte da base de apoio do governo federal, a filiação de Raquel Lyra ao partido a afastaria da posição de oposicionista ao presidente Lula. Em Pernambuco, onde o petista possui grande base eleitoral, a aliança poderia ser estratégica, dado que Raquel enfrenta elevados índices de rejeição.
(Fonte: Estadão)Foto: Gabriel dos Anjos/Blog do Carlos Britto