A estreia do podcast do governador Jerônimo Rodrigues (PT), na terça-feira (4) foi inevitavelmente comparada com programa de perfil parecido do ex-governador Rui Costa (PT), o “Papo Correria”. Jerônimo aperfeiçoou a cenografia, investiu na mediação de uma apresentadora, a jornalista Naiara Oliveira, e mobilizou artistas baianos como Daniela Mercury e Tonho Matéria, que enviaram mensagens em vídeo para saudar o novo formato de comunicação do governador.
O modelo, por sinal, foi aprovado por aliados, que avaliaram a iniciativa como acertada para ampliar o alcance da voz do governador no ambiente digital nos dois anos finais de mandato para falar diretamente com o eleitorado, tal como fazia Rui.
“Jerônimo é um bom professor e tem se mostrado um bom aluno”, comentou uma fonte do governo.
O primeiro episódio do podcast foi dedicado à agenda da saúde e teve a presença da secretária Roberta Santana para fazer o balanço das últimas entregas, especialmente a inauguração do hospital de Cuidados Paliativos na Cidade Baixa, reforçar o anúncio de um pacote de R$ 2 bilhões para investimentos em parceria com os municípios, além de antecipar um concurso via Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) para profissionais da saúde com 3.778 vagas.
O roteiro do podcast de Jerônimo também guarda semelhanças com o que era tocado pelo ex-governador Rui Costa, com alarde nas redes sociais de que faria anúncios importantes durante o programa. Além da agenda da saúde, Jerônimo anunciou em primeira mão a vinda do presidente Lula à Bahia na próxima sexta-feira (7), na sua primeira agenda após a recuperação do acidente doméstico em que feriu a cabeça.
Apesar de ter definido saúde como o tema da estreia, Jerônimo dedicou boa parte do podcast para interagir de maneira mais informal, inclusive abrindo espaço nos comentários da transmissão ao vivo para receber sugestões de nomes para batizar o podcast.
Em um momento mais descontraído, o governador chegou a contar detalhes da uma viagem ao município de Taperoá “Fui na da lavagem das escadarias de São Brás. Eu tomei banho de mangueira e dei banho de mangueira. Sabe o que é legal? As pessoas dizem, olha, o governador está ali…eu estava me divertindo, eu estava curtindo a festa”.
Política Livre/Foto: Divulgação