Com o tema ‘Construção Civil em Foco: As Oportunidades do Sebrae para Impulsionar o seu Negócio’, o Sebrae atraiu nesta quinta-feira (6) a presença de duas dezenas de empresários da construção civil da Região Norte da Bahia, para um encontro técnico com a presença de representantes do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB).
O evento gratuito, realizado na sede da instituição em Juazeiro, discutiu soluções de tecnologia e inovação que integram o programa Sebraetec através de consultorias especializadas, cujo valor chega ao empresário com subsídio de 70% do custo total.
Representaram o BNB o gerente geral em exercício, Henrique Bruno Barros de Souza, o gerente de relacionamento das micro e pequenas empresas, Michel Antunes, e o agente de desenvolvimento, Jorge Murillo.
O gerente Henrique Bruno avalia como muito positiva a participação, inclusive na captação de novos clientes. Ele afirma que “Para o Banco do Nordeste é muito importante participar de eventos desenvolvido pelo Sebrae, porque nos dá a oportunidade de ouvir as reais necessidades dos empresários – nesse caso específico o setor da construção civil –, e nos colocarmos à disposição para atender as suas demandas através de uma gama de produtos de curto a longo prazo presentes no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). Enquanto banco de desenvolvimento, o BNB está sempre à disposição para auxiliar no crescimento do setor produtivo de Juazeiro e região”, explicou.
A empresária Loane Lins, da Dommum Construtora, classificou como “muito gratificante” o encontro. Segundo ela, “a troca de informações enriquece nosso trabalho na condução diária da empresa e saber que agentes como o Sebrae e o BNB têm ferramentas poderosas para fazer crescer o nosso negócio e impulsionar o progresso da nossa região”.
Dono da construtora Paredes Betel, o empresário Bruno Canto reconhece que, “muitas vezes, nós empresários não temos conhecimento nem acesso ao que o Sebrae e os próprios bancos têm para oferecer em termos de orientação e recursos para que a gente possa ampliar nosso investimento e crescer junto com a nossa região. Volto para casa gratificado e contente com o que aprendi”, contou.
Mesmo para quem ainda busca o primeiro CNPJ, a reunião trouxe informações valiosas para alcançar os objetivos. É o caso do engenheiro civil de projetos João Pereira de Souza, que com a ajuda do Sebrae pretende abrir sua empresa e se situar no mercado. Na sua opinião, “O que aprendi hoje aqui abriu meus horizontes e esclareceu coisas que não tinha conhecimento. Com certeza, o caminho passa pelo Sebrae que vai me ajudar a formalizar minha empresa para alcançar a certificação PBQP-H quando chegar a hora”.
Coordenador do evento, o analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, explicou que “Esse encontro teve o objetivo de promover a aproximação do Sebrae com esse público tão importante para a economia, que é a indústria da construção civil. A gente percebe cada vez mais o aumento da demanda do mercado por esse tipo de serviço, e o Sebrae se coloca como um parceiro desses empreendedores para apoiar, seja por meio de consultorias e gestão, como também com a entrega de novas tecnologias e inovação, através do Sebraetec. Esse programa do Sebrae oferece a opção de subsidiar o investimento em 70%. Além disso, a presença do BNB chamou a atenção dos empresários interessados nas diversas formas de financiamento disponibilizadas pelo agente financeiro, parceiro do Sebrae”, finalizou Amaral.
Por Carlos Humberto para ML Comunicação