![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/19-1.jpg)
A especialista da Brasis Contabilidade, Cristiane Almeida, orienta como os empreendedores podem se preparar para o período e aproveitar as oportunidades que surgem.
Com a chegada do Carnaval, é natural que as pessoas se concentrem na programação dos circuitos durante a folia. Contudo, além da diversão, a festa também se caracteriza como uma grande oportunidade de fortalecimento econômico, em especial para MEIs, micro e pequenos empresários.
Assim, setores como hospedagem, alimentação, bebidas, transporte local, viagens, passeios, aluguel de imóveis, transporte intermunicipal e lazer costumam ter um considerável aumento com a maior demanda gerada no período. De acordo com um estudo da Rede Itaú, o faturamento do comércio em todo o Brasil durante o Carnaval de 2024 cresceu 13% em relação ao de 2023. A pesquisa ainda traz que houve um aumento de 8% no número de transações no mesmo comparativo.
Nesse contexto, a contadora da Brasis Contabilidade, Cristiane Almeida, destaca que a festa é uma ótima oportunidade para impulsionar seu negócio. “No Carnaval, principalmente em capitais como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, há um considerável aumento na demanda pelos serviços, gerado a partir da grande quantidade de turistas que querem aproveitar as festas. Então, desde a hotelaria e restaurantes até serviços de pequenos empreendedores como a venda de fantasias, maquiagens, dentre outros, há um expressivo aumento no faturamento. É um momento em que esses negócios precisam aproveitar, também pensando no resto do ano”, explica.
Para 2025, espera-se um Carnaval com grande movimento econômico, em especial em cidades como Salvador, com expressiva chegada de turistas. Segundo o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a estimativa é que a capital baiana movimente cerca de R$ 1,8 bilhão durante a folia, com início em 27 de fevereiro.
Desse modo, com a alta expectativa, os empreendimentos precisam se preparar para atender a demanda gerada. Assim, Cristiane Almeida explica que o planejamento é a chave para um bom faturamento. “É importante se planejar com antecedência para o período. Então, garantir que o estoque de produtos esteja abastecido, realizar um cadastro de fornecedores, treinar a equipe para atendimento ao público, além de preparar o local com a adoção de cuidados com a higiene e temperatura dos alimentos são pontos essenciais deste planejamento”. Esse plano de negócios ainda deve considerar um controle financeiro, verificando os gastos, receitas e resultados esperados.
A especialista reforça que uma estratégia importante para micro e pequenos empreendedores é criar uma rede de apoio a partir de parcerias firmadas com organizações do terceiro setor, como fundações, associações, cooperativas e organizações sociais. Isso possibilita aos profissionais terem acesso a produtos e serviços mais baratos e aproveitarem as oportunidades de qualificação oferecidas, com encontros e trocas de experiências. Além disso, essas parcerias também se configuram como boas estratégias de marketing, possibilitando que pequenos negócios agreguem valor por meio da divulgação de marcas maiores.
“Para os MEIs, por exemplo, a associação a essas organizações promove uma aceleração de negócios, com treinamento, oficinas, cursos, revenda dos seus produtos e assessorias empresariais que promovam seu crescimento. É uma ótima maneira de garantir uma maior estrutura para impulsionar seu negócio”, completa Cristiane Almeida.
Dessa maneira, o Carnaval é uma oportunidade importante para micro e pequenos empreendedores aumentarem seus faturamentos, algo que não só ajuda a equilibrar as contas visando o resto do ano, mas também pode preparar a organização para uma expansão, através de um bom plano de negócios.
Fonte: Assessoria de Imprensa<imprensa@criativospr.com.br>/Foto: Divulgação