Carnaval 2025: Detran capacita vistoriadores e fiscalização dos trios elétricos começa na segunda-feira (17)

Outras Cidades Salvador

Proprietários de trios terão até o dia 28 para passar pela fiscalização e ser liberado para o desfile.

Um trabalho multidisciplinar, técnico, feito por profissionais capacitados e atualizados para garantir que a maior festa de rua do mundo aconteça com segurança e alegria. Começa na próxima segunda-feira (17) e segue até o dia 28 de fevereiro, a fiscalização do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) dos trios elétricos e carros de apoio que pretendem trabalhar no carnaval 2025. Com o tema “Os 40 anos do Axé music” a folia momesca de 2025 ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 04 de março. Cerca de 200 veículos – de categoria carroceria trio elétrico – devem desfilar nos circuitos.

O departamento vai disponibilizar cerca de 20 vistoriadores, que vão realizar as inspeções no Parque de Exposições da Bahia, tanto com hora marcada, como por demanda. As vistorias acontecem todos os dias, sempre das 8h às 17h. Esse ano a novidade é que o processo será todo no formato digital. “Estamos fazendo essa convocação a todos os proprietários de trios e condutores. A antecipação das vistorias garante mais tempo de ajustes das demandas necessárias e agilizam a emissão da cartilha e do selo. Nossa equipe está preparada para atender e garantir a segurança de baianos e turistas”, enfatizou o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel.

Ainda segundo Pimentel, “nossa equipe de tecnologia e inovação preparou um aplicativo que vai dar ainda mais agilidade no processo. Cerca de 200 veículos serão vistoriados. É válido ressaltar que o Detran será o primeiro órgão do governo que os veículos vão passar e, caso sejam reprovados, só seguem para a próxima avaliação após o nosso autorizo de que todos os itens exigidos estejam dentro da legislação”, concluiu.

Em 2025, um dos itens que serão cobrados é a Resolução do Contran 916/2022, que trata da regularização documental dos veículos que são modificados para esse fim.   

Itens vistoriados

Durante a vistoria, são avaliados diversos requisitos que vão desde a documentação do veículo e dos condutores, tamanhos e dimensões estruturais, equipamentos obrigatórios e, após checagem, o Departamento emite o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e ficar visível para o desfile.

Segundo o perito Domingos Lemos, com mais de 20 anos de experiência no processo de vistoria de trios, “esse é um trabalho minucioso e fundamental, para garantir a segurança de milhões de foliões e de condutores. Todos esses veículos sofrem adaptações e elas precisam seguir regras e a legislação”. 

O Detran também atua nos circuitos, com quatro postos de fiscalização. Motoristas dos trios são submetidos a testes de alcoolemia, além das blitzes nas ruas da capital baiana para averiguação dos condutores de carros e motocicletas. Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar (PM), as equipes são distribuídas nas principais regiões da festa para orientação e fiscalização.

Curso de atualização

Todos os anos, em uma parceria com o Grupo Neoenergia, o Detran prove um curso de atualização para os condutores desses veículos. Nesse ano, o curso ocorre nos dias 24, 25 e 26. Em 2025, o curso será ministrado no auditório da sede do Detran-BA, localizado na Av. Ulysses Guimarães, 3386, Edf. Multicab Empresarial.

Nos dias 24 e 26 as aulas serão ministradas pela manhã e no dia 25 pela tarde. O encontro promove a atualização sobre as regras de trânsito, direção defensiva, cuidados para dirigir em meio a milhares de foliões e outras dicas importantes para prevenção de sinistros com a rede elétrica. O Detran-BA reforça os protocolos necessários para os condutores. Como só é permitido dirigir os veículos grandes quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias D e E, os motoristas são atualizados sobre legislação, conformidade da saúde física e emocional.

Foto: Arquivo: Itailuan dos Anjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *