BA totaliza maior número de doações de córneas desde outubro de 2019

Outras Cidades Salvador

Em janeiro deste ano a Bahia registrou um total de 91 doações de córneas, o maior número desde outubro de 2019, quando foram realizadas 95. O número significativo reflete o empenho do Banco de Olhos da Bahia, localizado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no sentido de mobilizar as pessoas sobre a doação, fazendo campanhas, a exemplo do Dezembro Luz.

A oftalmologista Leila Bulhões, coordenadora do Banco de Olhos, explica que escolheram o último mês do ano para promover atividades de incentivo à doação de córneas e também para informar e orientar como é possível fazer a prevenção doenças que podem levar ao transplante.

Outros fatores que contribuíram para esse resultado incluem o Curso de Formação de Captadores de Córneas oferecido pelo Banco de Olhos, o 10º Encontro das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), além do trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

No entanto, mesmo com este crescimento, atualmente 1.788 pessoas aguardam por um transplante de córnea no Estado. Leila ressalta que o resultado desses esforços só é possível por conta do gesto altruísta das famílias, que mesmo em um momento de dor conseguem pensar no próximo e fazer a doação, e que é preciso que haja uma maior conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos.

Foto: Ascom HGRS/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *