![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/10-6.jpg)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, entre os dias 13 e 15 de maio de 2025, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), o “1º Simpósio sobre Questão Racial: Por que a reparação à população negra continua necessária?”. O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo, debate e proposição sobre questões essenciais relacionadas às políticas de reparação histórica e à valorização da população negra no Brasil, com destaque para o impacto das ações afirmativas e os desafios ainda existentes, principalmente as cotas raciais no serviço público. As inscrições para participação estão abertas e são gratuitas. A submissão de trabalhos poderá ser feita a partir de amanhã (15) até o dia 30 de março
Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário on-line. Para submeter trabalhos, é necessário acessar o site do Simpósio. As submissões poderão ser feitas em duas modalidades: trabalhos científicos ou relatos de experiência. Em ambos os casos, os resumos devem ter como tema central as políticas de ações afirmativas nos âmbitos nacional, estadual e municipal, com foco na promoção da igualdade racial na sociedade brasileira. Além disso, os trabalhos devem ser baseados em pesquisas inéditas e considerar os aspectos éticos relacionados a estudos com seres humanos. Os trabalhos aceitos serão apresentados na forma de pôster. As demais normas para submissão estão disponíveis neste link, e os modelos podem ser baixados no site do evento.
O evento é voltado para gestores públicos, especialmente aqueles que atuam na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas no serviço público federal, estadual e municipal, além de estudantes, professores, pesquisadores, técnicos, membros da sociedade civil, do movimento negro e demais interessados.
Realizada pelo Observatório de Políticas Afirmativas Raciais (Opará), pela Reitoria da Univasf, pela Seção Sindical dos Docentes da Univasf (Sindunivasf) e parceiros, a 1ª edição do Simpósio sobre Questão Racial reunirá especialistas de todo o país para discutir políticas de ações afirmativas que visam a promoção de maior igualdade racial na sociedade brasileira. A programação inclui conferência de abertura, mesas-redondas, momentos de diálogo “Afropapo”, cafés afrocientíficos, exposição artística com o tema “Reparar é promover justiça social”, feira de “Saberes e sabores do Vale do São Francisco” e a apresentação de trabalho científicos e relatos de experiência. No dia seguinte ao evento, em 15 de maio, será realizado um curso de formação para a Comissão de Heteroidentificação da Univasf.
Dúvidas sobre o envio de trabalhos e outras informações podem ser encaminhadas para o e-mail: simposioquestaoracial@univasf.edu.br.
Portal Univasf