
Um dos principais equipamentos de saúde de Petrolina, sobretudo quando falamos de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h fechou seu balanço anual – referência 2024, reafirmando sua importância na rede pública de saúde para toda região.
Entre urgências e emergências clínicas e odontológicas, o relatório anual apontou um total de 105.970 atendimentos, sendo 102.021 somente na clínica médica e quase 4 mil atendimentos odontológicos. A unidade conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, entre outros profissionais prontos para atender os pacientes usuários do SUS com qualidade, eficiência e de forma humanizada.
O relatório também apresentou dados significativos quanto ao volume de exames realizados: mais de 68 mil procedimentos, entre análises laboratoriais, eletrocardiogramas (ECG) e radiológicos. “Esse suporte do diagnóstico tem sido importante para agilizar o atendimento e contribuir com o direcionamento adequado dos pacientes”, observa Beatriz Mota, coordenadora geral.
A UPA 24h presta um atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, além de prestar o primeiro atendimento em casos como, por exemplo, febre alta acima de 39ºC; cólicas renais, falta de ar intensa; crises convulsivas, dores fortes no peito, vômito constante. “Por todas essas condições, a unidade tem o papel de estabilizar os pacientes, conduzindo a uma avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada, garantindo o encaminhamento dos pacientes que necessitam de tratamento em outras unidades hospitalares de referência”, pontua Mota.
O número de remoções realizadas pela UPA 24h também foi bastante expressivo em 2024. Foram exatos 496 pacientes transferidos para outras unidades hospitalares devido à complexidade dos casos. “Isso reflete a atuação estratégica da UPA na estabilização de pacientes e no encaminhamento a serviços especializados quando necessário, já que esse é o papel da unidade de pronto atendimento, pois integra a rede de serviços pré-hospitalares fixos para o atendimento às urgências”, ressalta Fátima Michele, coordenadora interdisciplinar.
O relatório também apontou o índice de satisfação do usuário. Segundo levantamento realizado pela Ouvidoria, mediante a aplicação diária de questionários, mais de 80% dos pacientes avaliam o serviço como bom/excelente. “Esse é o reflexo da dedicação de toda nossa equipe, desde a nossa recepção as nossas instalações. Isso só reforça a importância que a UPA tem para toda região e o compromisso de todos ao longo desses mais de 10 anos de trabalho”, destaca Fátima Michele.
A UPA 24h de Petrolina reafirma seu compromisso com um atendimento eficiente e humanizado, garantindo suporte fundamental à rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para Petrolina e região.
ASCOM – UPAE e UPA 24h de Petrolina