Facape recebe sua 5ª turma de Medicina na tradicional Cerimônia do Jaleco

Cidades Petrolina

Para celebrar oficialmente o ingresso de sua quinta turma de Medicina, a Faculdade de Petrolina (Facape) realizou na última sexta-feira (14) a tradicional Cerimônia do Jaleco, que marca o início da jornada acadêmica dos futuros médicos. O evento – que reuniu alunos, familiares e autoridades como o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, além de representantes da Secretaria de Saúde – enfatizou a responsabilidade que os alunos assumem com a profissão.

Ao vestir o jaleco, os alunos simbolicamente se comprometem não apenas com o uso correto da vestimenta e dos equipamentos, mas também com a ética e a humanização no exercício da medicina. Em seu discurso, o diretor-presidente da Facape, professor Dr. Moisés Almeida, destacou a importância desse olhar humano durante a formação médica.

É fundamental que os futuros médicos compreendam que essa profissão exige, acima de tudo, amor ao próximo. É preciso gostar de gente e ter a capacidade de se colocar no lugar do paciente, de entender suas dores e angústias, e de oferecer um tratamento que vá além do conhecimento técnico. Se alguém não gosta de gente, deve desistir dessa profissão”, destacou.

Dia de emoção também para alunos como Maria Eduarda Oliveira, que compartilhou o sentimento de realização ao participar da cerimônia. “É um dia de realização na minha vida. Tenho certeza de que esses anos que passaremos aqui será de grande aprendizado e compromisso com essa profissão linda que escolhemos”, disse. A Cerimônia do Jaleco da Facape se consolida como um evento marcante na trajetória dos estudantes de Medicina, simbolizando o início de uma nova etapa e o compromisso com a saúde e o bem-estar da sociedade.

Foto: Ascom Facape/divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *