Pelo segundo ano consecutivo, baiano conquista o topo do pódio da primeira etapa do circuito mundial de bodyboarding em Marrocos

Cidades Outras Cidades

Uri Valadão foi campeão e Gabriel Braga, campeão do ano passado e apoiado pelo FazAtleta, ficou com o terceiro lugar no último domingo, 16.

Ao abrir a temporada do bodyboarding mundial, Marrocos novamente trouxe bons resultados para os baianos. Pelo segundo ano consecutivo, um representante do estado chegou ao lugar mais alto do pódio. Atleta de diversas gerações do bodyboarding mundial, Uri Valadão conquistou o título da primeira etapa do circuito mundial no último domingo, 16. Já Gabriel Braga, campeão em 2024 e apoiado pelo FazAtleta, ficou no terceiro lugar.

A primeira etapa do IBC World Bodyboarding Tour aconteceu entre os dias 1º e 16 de fevereiro na Taghazout Bay, em Marrocos. Destaque por lá, o baiano campeão deu um show nas águas marroquinas, vencendo o torneio com duas notas 10 e uma virada emocionante contra o francês Pierre Louis Costes, vice-campeão. Ele repetiu o feito de Gabriel em 2024, o que, curiosamente, gerou uma troca de posições em relação ao ano passado, quando Gabriel foi campeão e Uri terceiro colocado.

“Muito feliz e emocionado. Eu, que sou de uma geração um pouco mais velha que a de Gabriel, por exemplo, e acompanhei praticamente todas as gerações, só em continuar disputando de igual para igual com essa garotada que está chegando, os mais novos e a turma da minha geração que ainda continua, para mim é uma satisfação incrível! Esse desafio me move muito, sabe? É coisa de paixão mesmo pelo que faço. Acho que por isso que consigo ainda estar em altíssimo nível ali. E, pô, nada melhor que começar o ano com uma vitória espetacular da forma que foi. Foi surreal, indescritível mesmo”, comenta Uri

Circuito Mundial – Em maio, o circuito segue para Iquique, no Chile, com provas acontecendo entre 11 e 23 de maio, com direito aos baianos Uri e Gabriel ocupando, respectivamente, a primeira e a terceira colocação do ranking mundial em 2025. Serão seis etapas ao longo do ano (duas no Brasil, Portugal e Espanha, além de Marrocos e Chile).

A dupla já fez história no ano passado ao terminar entre os cinco melhores surfistas de bodyboarding do mundo: Gabriel foi o terceiro e Uri o quinto. Eles viajaram em cinco das sete etapas com a concessão de passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Gabriel comenta sobre o resultado do bodyboarding baiano nos últimos anos. “Ver novamente dois baianos no pódio, assim como aconteceu no ano passado, mostra que a Bahia continua forte no cenário mundial do bodyboard. Isso é um reflexo do nosso trabalho, do investimento que o Governo do Estado vem fazendo, da evolução da modalidade no estado e da qualidade dos atletas que estamos formando.”

FazAtleta – Em seu primeiro ano apoiado pelo FazAtleta em parceria com a Bahiagás, Gabriel acrescenta que foi uma competição bem disputada. “Começar a temporada com um pódio na etapa de Marrocos tem um peso muito significativo para mim. Esse foi o campeonato que conquistei em 2024. Então, voltar e garantir um terceiro lugar logo na abertura reforça que estou no caminho certo e competitivo entre os melhores do mundo. Essa é uma onda que exige muita estratégia, leitura precisa e adaptação às condições variáveis. Fico satisfeito por ter conseguido colocar em prática tudo que venho treinando.”

Ao agradecer à Sudesb, reitera o quão especial e marcante foi sua primeira viagem com o apoio do programa do Governo do Estado. “Esse suporte fez toda a diferença na minha preparação e no planejamento da temporada. Antes, eu precisava administrar muitos aspectos fora da água e isso acabava gerando uma preocupação extra. Agora, com esse respaldo, consigo me concentrar 100% na minha performance, desde os treinos até a execução dentro do campeonato. No nível em que estamos competindo, qualquer detalhe pode definir um pódio ou uma eliminação precoce.”

Ele também pontua que está animado e confiante para as próximas etapas do circuito. “Acredito que posso seguir crescendo ao longo da temporada. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a Bahiagás pela oportunidade! Começamos bem e o título mundial é uma realidade! Vamos buscar.”

Campeão de gerações – No ano passado, Uri já contava que seguia entusiasmado com os desafios do esporte e no crescimento que a modalidade teve no Brasil e, especialmente, na Bahia, inclusive com o apoio da autarquia estadual. Ele já foi campeão mundial em 2008, com apenas 23 anos, pentacampeão brasileiro, bi campeão pan-americano e tricampeão latino-americano. Aos 39 anos, o passado segue sendo o presente para o atleta, que afirma orgulhoso representar a Bahia no mundo.

“A minha ideia, com certeza, é não parar por aqui diante de todos os resultados e apoios. A Sudesb, apesar de não ter conseguido apoiar nesse evento, me ajudou muito ano passado e sempre esteve comigo ali. Eu tenho certeza de que estará nos próximos eventos do ano. Então, sou super grato por toda a receptividade e reconhecimento que eu sempre tive ali, entendeu? Eu só agradeço”, afirma.

Ascom Sudesb/Maurício Viana/Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *