![](https://anoticiadovale.com/wp-content/uploads/2025/02/15-9.jpg)
Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves participou da solenidade cívico-militar em comemoração aos 200 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), na Orla II da cidade. O evento reuniu autoridades civis, militares, familiares e a comunidade juazeirense para celebrar o bicentenário da corporação, reconhecida por sua trajetória de serviços prestados à sociedade baiana.
Durante seu discurso, o prefeito Andrei, que também foi homenageado, destacou a importância da Polícia Militar para a segurança e o bem-estar da população baiana.
“A Polícia Militar da Bahia, ao longo de sua trajetória, esteve presente em momentos cruciais da nossa história, garantindo a paz e a segurança do nosso grande estado. Não por acaso, uma pesquisa divulgada esta semana revela que a PM é uma das duas instituições que mais contam com a confiança da população, ela não nos faltou no passado e tenho certeza de que continuará a nos servir com a mesma dedicação e empenho no futuro. São 200 anos de trabalho e compromisso com a segurança de Juazeiro e da Bahia”, ressaltou.
Promovido pelo Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), a solenidade foi marcada pelo desfile da tropa, entrega de medalhas por tempo de serviço, ato de aposição de platinas dos subtenentes recém-promovidos e exibição de estandes com informações históricas sobre os dois séculos da PMBA.
Criada oficialmente em 17 de fevereiro de 1825 como Corpo de Polícia, a corporação evoluiu ao longo dos anos, enfrentando desafios e consolidando-se como referência em segurança pública no Brasil. “Ao longo de dois séculos, a Polícia Militar da Bahia tem evoluído com a sociedade, enfrentando desafios e celebrando conquistas. Homens e mulheres dedicados trabalham diariamente para garantir a paz, proteger vidas e construir um ambiente seguro para todos. A PMBA tem sido um pilar fundamental na preservação da ordem e no enfrentamento da criminalidade em Juazeiro e todo o Estado”, evidenciou o coronel Wildon dos Reis, comandante do CPR-N.
“Parabenizamos e agradecemos aos serviços prestados pela PM à população baiana, e destacamos os investimentos do Governo do Estado para com as forças de segurança nos últimos dois anos. Agradeço em especial, ao Coronel Wildon pela condução do CPR Norte, ao Comandante-Geral da PM, Coronel Coutinho, e ao Subcomandante-Geral, Coronel Machado, pela parceria e apoio nas ações de governo”, declarou, o coordenador do programa Bahia Sem Fome, que representou o governador Jerônimo Rodrigues na solenidade.
Entre 2023 e 2025, a PMBA recebeu um investimento total de R$ 345,7 milhões que viabilizou a aquisição de 1.107 veículos, a reestruturação e construção de 59 unidades, a compra de material bélico – com 5.877 pistolas, 650 carabinas e 1.648 fuzis –, e a entrega de 1.100 bodycams. Nesse mesmo período, foram formados 3.268 soldados e 146 oficiais, com 4.484 aprovados em concursos públicos, além de terem sido realizadas 9.100 promoções (608 oficiais e 3.935 praças em 2023; 817 oficiais e 3.740 praças em 2024), ampliados os serviços de saúde e a “Operação Ronda Psicossocial” para o interior, e criadas novas medalhas que condecoraram mais de 6.500 policiais, reforçando a valorização profissional da corporação.
Ascom/PMJ