
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19), no teatro do CIEB Rui Barbosa, o prefeito Andrei Gonçalves fez um balanço dos 50 primeiros dias de gestão, apresentou um diagnóstico de como recebeu a Prefeitura de Juazeiro e anunciou as ações realizadas nos , e planejadas para os 100 dias de governo.
Além da imprensa, encontro contou também com a presença de vereadores, líderes comunitários, religiosos, sindicalistas e representantes de entidades empresariais.
Durante a sua apresentação, Andrei destacou o cenário de endividamento do município. “Ao todo, recebemos a Prefeitura com aproximadamente 600 milhões em débitos diversos. No Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), por exemplo, são mais de 48 milhões de reais de contas de energia que não foram pagas”, declarou.
Sobre as ações já desenvolvidas, o prefeito destacou que este ano, depois de muito tempo, Juazeiro começou as aulas na data correta em fevereiro, juntamente com a rede estadual. Além disso, falou sobre o reajuste de 8% concedido aos professores, superando o percentual do piso nacional e praticamente dobrando a inflação do ano anterior.
Na Saúde, o prefeito relatou as intervenções em andamento na maternidade, incluindo a climatização dos ambientes, chegada de novos equipamentos, mobiliários e implantação de serviços como apoio psicológico e acompanhamento de Doulas para as futuras mães.
Na sequência, ao lado de secretários municipais, Andrei respondeu aos questionamentos da imprensa. Dentre os pontos mais relevantes, trouxe informações sobre a requalificação da UPA e aquisição de novas ambulâncias.
Outro aspecto abordado foi a limpeza dos riachos, canais urbanos e elevatórias, iniciativa que diminuiu os transtornos no período de chuvas intensas registrado no início de 2025. Andrei também anunciou para os próximos dias o programa Juazeiro Limpa, com mutirões de limpeza nos diversos bairros da cidade.
Entre as novidades trazidas pelo gestor, está o Programa Juazeiro Avança – PROJUA, o maior programa de Ações e Obras da história de Juazeiro.
Diante do quadro financeiro caótico encontrado, totalizando quase R$ 600 milhões de reais em dívidas, Andrei pontuou que há situações que não poderão mais ser resolvidas.
“Essa é a situação de Juazeiro. Tem situações que a gente não consegue mais resolver, a gente vai ter que conviver. Eu até fico brincando às vezes, meu Deus, isso daqui tá de um jeito que eu não sei se tem como resolver. E aí a gente tem que tá junto. Juazeiro precisa tá unido nesse momento. Unido pelo bem do povo, pelo bem dessa cidade. A dívida de Juazeiro ela é uma dívida que se a gente não tiver o compromisso e a seriedade, ela é impagável. Não dá pra brincar com o futuro dessa cidade. Não dá pra brincar com as pessoas que aqui moram”, disse.
Ainda em sua fala, Andrei cita a perseguição política e lamenta pela população que é a mais prejudicada.
“Eu queria dizer pra vocês, com toda humildade do mundo, com toda tranquilidade, eu sou funcionário concursado da Caixa Econômica Federal, quando eu terminar a gestão daqui a quatro anos, eu vou ser o ex-prefeito de Juazeiro. Na hora que eu chegar na casa de qualquer um aqui, todo mundo vai me atender com respeito. Eu quero dizer que a minha situação, pro resto da vida ela tá resolvida. A feira não vai faltar na minha mesa. Mas tem pessoas na periferia que estão sem ruas pavimentadas, tem pessoas na periferia, hoje, que estão vivendo na poeira, e quando é na chuva, na lama. Ninguém tá atingindo não é a gestão de Andrei, não é Andrei, tá atingindo é o povo de Juazeiro, essa perseguição”, pontua.
De acordo com Andrei, Juazeiro perdeu recursos para as creches de Maniçoba, Mairi, Residencial Itaberaba I,II e III. “Vocês sabiam que nós temos um número extremamente grande de crianças fora das escolas? R$ 14 milhões de reais em creches não vão ser mais construídas em Juazeiro. Andrei não está prejudicado nessa história, mas as crianças que ali moram que estão prejudicadas por perseguição política. Crianças que estão com um futuro comprometidos agora por perseguição por política. Isso me deixa triste, indignado, revolta”, finaliza.
O prefeito finalizou a coletiva agradecendo a imprensa, a todos os presentes e direcionando seu foco para o futuro de Juazeiro, “É hora de olhar para a frente, construir uma nova cidade e no que depender de mim nosso povo só terá motivos para se orgulhar de Juazeiro”, concluiu.