
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) solicitou ao prefeito Bruno Reis a adoção das providências necessárias para a distribuição de protetor solar e chapéu (ou item similar) a todos os ambulantes que atuarem no Carnaval de Salvador.
“Vivemos uma grave situação de emergência climática, na qual, cada vez mais, precisamos cuidar da vida humana, especialmente das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A sensação térmica afeta ainda mais os trabalhadores do comércio informal e os ambulantes, que enfrentam condições extremamente precárias para exercerem sua atividade laboral na luta pela sobrevivência. São, indubitavelmente, os mais impactados pelas ondas de calor intenso, pois estão expostos diretamente ao sol, possuem baixa renda e não têm condições de adquirir elementos básicos de proteção solar”, relatou a deputa.
No documento, Olívia ressalta que a cidade enfrenta um dos verões mais quentes das últimas décadas, com temperaturas elevadas e escassez de chuvas, intensificando o desconforto térmico. Ela destaca que, no período das festas populares e do Carnaval, os trabalhadores ambulantes precisam de maior suporte para exercerem sua atividade e gerarem renda. Esse impacto pode ser minimizado com o fornecimento gratuito de protetor solar e chapéu (ou item similar), garantindo proteção contra a radiação solar direta.
“Esta medida se mostra urgente e, sem dúvida, representa o reconhecimento de uma questão de saúde pública de caráter preventivo, contribuindo, inclusive, para a prevenção do câncer de pele. Trata-se de uma preocupação verdadeiramente humanitária”, concluiu Olívia.
Foto: Divulgação