
O presidente Lula e o chefe da Casa Civil, Rui Costa, acertaram um acordo sobre as eleições de 2026. O ministro colocou seu nome à disposição para concorrer ao Senado pela Bahia, e Lula deu sinal verde, mas determinou que a decisão final só será tomada no início de 2026.
Em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do “Metrópoles”, Rui afirmou que Lula autorizou a movimentação, mas orientou que o debate sobre a candidatura ocorra apenas no próximo ano.
“A princípio, eu coloquei meu nome disponível ao PT da Bahia para concorrer a uma vaga ao Senado. E eu conversei com o presidente, ele disse: ‘Pode colocar o número de discussão, mas nós vamos conversar no início do ano que vem sobre isso’. E eu assim fiz, coloquei meu nome em discussão e, ano que vem, antes de abril, irei conversar com o presidente sobre o momento, naquele momento qual é a posição que nós vamos tomar”, declarou o ministro.
Rui Costa, que integra o núcleo central do governo, também foi questionado sobre as eleições presidenciais de 2030. Ele reafirmou que Lula continua sendo o principal nome do PT para 2026 e destacou o trabalho do presidente na reconstrução do país.
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil