
A Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades Médicas (UPAE) de Petrolina promoveu, na última sexta-feira, 21, o primeiro Encontro dos Programas Especializados voltados aos pacientes com pé diabético, ostomizados e bexiga neurogênica.
A iniciativa reuniu profissionais e pacientes para um momento de troca de experiências e orientações.
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa mediada por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos da unidade, e convidadas, a nutricionista Mery Furtado e a enfermeira Estomoterapeuta, Jéssica Mendes, oportunidade em que esclareceram dúvidas e compartilharam informações sobre o tratamento e os cuidados diários necessários para cada condição.
O encontro teve como objetivo principal fortalecer o vínculo entre os pacientes e os profissionais da unidade, promovendo mais conhecimento sobre a importância do acompanhamento especializado e da adesão ao tratamento para garantir melhor qualidade de vida. “Foi um momento muito bom. Sou paciente da UPAE há dois anos e aqui à atenção, o cuidado da equipe é gratificante. Nesse tempo nunca deixei de ser assistida em nada. Me sinto totalmente acolhida”, externou Maria Erilene dos Santos de 56 anos, paciente ostomizada, moradora da cidade de Santa Maria da Boa Vista.
De acordo com a coordenação da UPAE Petrolina, a ação reforça o compromisso da unidade em oferecer um atendimento humanizado e de excelência. “Nosso propósito é acolher esses pacientes de forma integral, trazendo informações que possam auxiliar no dia a dia e promovendo a troca de experiências entre eles. Esse é apenas o primeiro de muitos encontros que pretendemos realizar ao longo do ano”, destacou Fátima Michele, coordenadora Interdisciplinar da UPAE Petrolina.
Os programas especializados da UPAE Petrolina integram o projeto de descentralização da assistência em saúde desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado, trazendo o cuidado multiprofissional mais próximo do usuário, contínuo e humanizado, sem que esse paciente precise se deslocar para a capital. Ascom