A cassação que parou uma cidade

nacional

Em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, a população não fala em outra coisa depois que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu, ontem, cassar a chapa proporcional do União Brasil. A medida resultou na perda dos mandatos dos vereadores Dr. Jan e Aguiar da Agricultura, devido a uma fraude na cota de gênero. O juiz eleitoral local realizará a recontagem dos votos para definir os novos representantes da Câmara Municipal.

O caso mais emblemático envolveu Bianca Valdilene da Silva, considerada candidata “laranja” pela falta de campanha efetiva e pela votação extremamente baixa.

O relator do processo, desembargador André Caúla, observou que a candidata, apesar de ter muitos seguidores nas redes sociais, não realizou atos de campanha e não apresentou movimentações financeiras significativas. Além disso, ela usou um nome diferente em sua candidatura, o que gerou mais suspeitas.

A decisão ainda cabe recurso, mas evidencia a fiscalização rigorosa do TRE contra fraudes eleitorais. Com a recontagem dos votos, a composição da Câmara Municipal de Brejo da Madre de Deus pode mudar significativamente, trazendo novas peças no tabuleiro político local.

Nova eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) marcou para o dia 4 de maio a eleição suplementar em Goiana (Grande Recife), após a cassação do ex-prefeito Eduardo Honório (UB). A decisão ocorreu devido à rejeição das contas de sua gestão anterior pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que resultou na sua inelegibilidade. Atualmente, o presidente da Câmara, Eduardo Batista (Avante), exerce a função de prefeito interino e já se colocou como candidato para o pleito. Ele enfrentará Marcílio Régio (PP), que é apoiado pelo prefeito cassado. As convenções partidárias ocorrerão entre os dias 10 e 17 de março, com a propaganda eleitoral começando em 25 de março. A diplomação do vencedor está marcada para até 2 de junho, mas a data da posse ainda não foi definida.

A rodoviária

Júnior de Beto (PP), prefeito de Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco, e o vice-prefeito Neto Melo (PP) anunciaram investimentos em infraestrutura local, com foco na revitalização da Rodoviária Estadual e na reforma do Mercado da Feirinha. As obras visam a melhorar o transporte para a população e oferecer melhores condições para os trabalhadores e comerciantes da cidade, mas detalhes sobre os prazos e valores ainda não foram divulgados. Neto Melo acompanhou as obras e ressaltou os benefícios das reformas. “Seguindo as orientações do meu prefeito Junior de Beto, fiz um giro por duas obras importantes que vão melhorar a vida da nossa gente“, afirmou. No entanto, ainda não há informações claras sobre o impacto imediato das obras ou como elas afetarão os serviços oferecidos à população.

Foto: reprodução/internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *