
Cerca de 6.300 turistas desembarcaram em Salvador nesta terça-feira (25), no Terminal Náutico da capital baiana, no Comércio. Como parte da Operação Navio, do Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), pessoas de toda parte do mundo foram recepcionadas pelos agentes de segurança, que desde outubro têm atuado na proteção e orientação de quem chega a Salvador pelos cruzeiros.
A administradora Maria Elisa Nascimento, de 33 anos, visita a capital baiana pela primeira vez, e comenta que a segurança influencia na escolha do destino. “A presença dos policiais dá uma segurança a mais, né? Eu nem sai com bolsa. Trouxe só o necessário, mas a gente vê os policiais e se sente mais seguro. Ainda mais por ser turista, ser a primeira vez em Salvador. Então você não sabe como é direito, né? Eu adorei”, diz a paulista de Ribeirão Preto, enquanto recebe orientação de um dos policiais.
O esquema de segurança, planejado para essa temporada, conta com mais de 800 policiais militares, alguns deles bilíngues, que seguirão nos locais de maior concentração do turismo até abril. Comandante da operação, o tenente coronel Wellington Morais explica que a atuação do BPtur vai além da segurança.
“Em Salvador, temos policiais na Igreja do Bonfim, Pelourinho, Farol e Porto da Barra. Também estendemos para Imbassaí e Praia do Forte. O policiamento turístico é um policiamento com mais empatia, os policiais procuram saber dos nossos visitantes, como ajudá-los, orientá-los, além da segurança”, detalhou.
De outubro a fevereiro, a cidade recebeu 185 mil turistas que chegaram em Salvador pelo Terminal Náutico do Comércio. O treinamento dos policiais inclui recepção em outros idiomas, como o inglês e o espanhol, e o conhecimento da história da cidade.
A operação atende ao aumento da circulação de pessoas na capital baiana na alta temporada, como o verão e o Carnaval. A expectativa, segundo a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), é de que mais de 300 mil turistas conheçam Salvador até abril, com a chegada de 61 cruzeiros.
Milena Fahel/GOVBA/Fotos Thuane MariaGOVBA