
Nos últimos dias, José Dirceu não se limitou a conversar com o presidente Lula sobre mudanças no governo para melhorar a popularidade e garantir a reeleição em 2026. Além de Lula, o ex-ministro da Casa Civil também dialogou com o chefe de gabinete Marco Aurélio Ribeiro, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o favorito de Lula à presidência do PT, Edinho Silva. A informação é de Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.
Dirceu tem defendido mudanças na organização do governo, com foco na articulação política não apenas com o Congresso, mas também com empresários, agronegócio e mercado financeiro. Ele tem feito críticas ao governo, tanto nos bastidores quanto publicamente, e defende uma agenda econômica liderada por Haddad, destacando a necessidade de fortalecer a relação com os setores econômicos.
Em um artigo recente, Dirceu propôs medidas como estímulo à agricultura familiar, formação de estoques reguladores para controlar a inflação dos alimentos e uma nova política industrial. Ele também sugeriu reforçar alianças com a China frente às tarifas impostas pelos EUA.
Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil