
Em uma mobilização pelo Dia Mundial da Água, a ser celebrado neste sábado (22), integrantes do PSOL e da Unidade Popular de Petrolina realizarão uma panfletagem na feira da Cohab Massangano, zona oeste da cidade. O ato faz parte de uma série de ações para discutir junto à população os impactos da privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), proposta pelo governo estadual.
Segundo os organizadores, a medida, apresentada como uma concessão, não traria melhorias para o serviço de abastecimento d’água, podendo resultar em tarifas mais altas e precarização do serviço. “A privatização prioriza o lucro em detrimento do investimento e da qualidade da água. No início pode até parecer vantajoso, mas com o tempo, o serviço piora, como ocorreu em outros Estados“, destacou Perpétua Rodrigues – conhecida como Perpétua da Saúde, representante do PSOL.
A panfletagem também busca incentivar a população a avaliar e conversar com os seus representantes sobre a questão. “É essencial que os cidadãos analisem a situação junto com dos seus representantes. A Compesa precisa de investimentos públicos, não de privatização“, ressaltou Alberis Simão, da Unidade Popular. A mobilização contra a privatização da Compesa continuará nos próximos meses, com novas ações e debates até agosto.
Foto: Divulgação