
Evento reuniu 125 produtores das comunidades de Piçarrão, Fartura, Limoeiro da Batateira e Tanque.
Cento e vinte e cinco produtores da caprinovinocultura do município de Sento-Sé, no Norte baiano, participaram nos dias 20 e 21 do de abril das oficinas de capacitação, com o tema “Manejo Alimentar e Cuidados Sanitários na Caprinovinocultura”, que integram o programa Circuito Agro do Sebrae.
O evento realizado pelo Sebrae, unidade regional de Juazeiro (BA), tinha o objetivo de capacitar produtores rurais das comunidades de Piçarrão, Fatura, Limoeiro da Batateira e Tanque com intuito de aprimorar seus conhecimentos e melhorar a produtividade do seu rebanho com técnicas essenciais para a alimentação e a saúde dos animais.
As oficinas foram ministradas pelo zootecnista Bruno Azevedo de Araujo, especialista em produção de leite e com 15 anos de experiência em assistência técnica e extensão rural, e tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento-Sé – FAEB/SENAR e da União de Associações de Sento-Sé.
Produtores rurais e representantes das associações do segmento participaram ativamente das oficinas, buscando a necessária capacitação para o desenvolvimento dos seus negócios.
Entre eles, o presidente da Associação dos Pequenos Pecuaristas da Comunidade do Limoeiro da Batateira, Osmário Batista da Gama, agradeceu a realização do encontro. “Em nome da nossa comunidade, quero parabenizar o Sebrae pela iniciativa de promover este encontro que nos trouxe tantos ensinamentos e conceitos que irão ajudar a desenvolver e prosperar a produção dos nossos animais. Foi o primeiro evento desse nível e espero que outros venham acontecer o mais breve possível”, comemorou.
A advogada Amanda Luiza Pesqueira Celestino, fiscal da Cooperativa Agropecuária de Sento-Sé, aprovou a realização das oficinas e o tema abordado. “O encontro promovido pelo Sebrae foi de extrema importância para a classe produtiva de caprinos e ovinos em nossa região. O instrutor explicou de forma clara e objetiva os cuidados que devemos ter com a alimentação, a importância da água, a medicação apropriada, o combate aos vermes, entre outros, que devem ser aplicados no dia a dia do trabalho com os animais”, ressaltou.
A presidente da União de Associações do Município de Sento-Sé, Ana Paula Pesqueira, considera que os conceitos apresentados nas oficinas são de extrema importância para os criadores de caprinos e ovinos. “Para mim o tema do curso veio ao encontro das necessidades do setor, pois possibilita identificar as principais oportunidades de comercialização para gerar vendas para os criadores. Tenho certeza de que, a partir de hoje, todos iremos trabalhar de forma diferente, seguindo as dicas para qualificar os rebanhos”, afirmou.
O produtor Rosaldo Almeida, fiscal da Cooperativa Agropecuária de Sento-Sé, aposta que “o aprendizado adquirido na oficina de capacitação realizada pelo Sebrae vai engrandecer o trabalho dos criadores. As informações recebidas são de uma utilidade extrema e irão beneficiar a todos e a todas”, disse.
O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura de Sento Sé, Eron Schneider, reconheceu a importância do evento. “A capacitação em caprinovinocultura foi um momento fundamental para o desenvolvimento da agricultura em nossa região. A oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos com especialistas e produtores rurais foi incrível”, celebrou.
Schneider ainda coloca que os aprendizados obtidos nas oficinas já podem ser colocados em prática. “Acredito que o legado que fica dessa capacitação é a possibilidade de replicar os conhecimentos adquiridos em nossas comunidades rurais, melhorando a vida dos produtores e suas famílias. Além disso, a qualificação também fortaleceu as parcerias entre os produtores, a Prefeitura e outras instituições, o que é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa região” disse.
O analista técnico do Sebrae, Edlan Amaral, coordenador do evento, celebrou a participação dos produtores, o que, na sua visão, valoriza os resultados alcançados. “Nós do Sebrae ficamos muito felizes com mais uma capacitação exitosa que, além de levar conhecimento de gestão, agrega também conhecimento técnico para o homem e a mulher do campo. Nós entendemos a importância da caprinovinocultura e o tema traz conceitos que favorecem o correto manejo nos cuidados sanitários para a alimentação dos animais. Cabe aos criadores seguir as orientações apresentadas nas oficinas”, finalizou.
Por Carlos Humberto para ML Comunicação