
Nos dias 27 e 28 de março, mais de cem técnicos e técnicas de extensão rural, de 10 entidades não governamentais parceiras da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que atuam no assessoramento técnico de famílias agricultoras, de 32 municípios do Semiárido da Bahia, reuniram-se, em Juazeiro, no encontro do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Convivência com o Semiárido (Neacs), uma ação estratégica da CAR, executada no âmbito do Projeto Pró-Semiárido.
“Esse encontro tem os seguintes níveis de importância: a gente está nivelando ainda mais o conhecimento de transição agroecológica. Ao mesmo tempo em que permitimos uma reflexão sobre o que estamos fazendo nos diversos temas que estamos tocando para consolidar as ações do Projeto”, explicita o técnico da CAR, Carlos Henrique Ramos, facilitador da reunião e impulsionador do Neacs.
Além da palestra sobre os Indicadores de Transição Agroecológica e sua relevância para balizar e orientar o assessoramento técnico, o encontro contou com trabalhos em grupo para troca de conhecimento e reflexão sobre avanços e desafios na promoção de ações estratégicas como: feiras livres, mercados institucionais, sementes crioulas, recaatingamento, certificação orgânica participativa e fortalecimento da base produtiva das agroindústrias.
Para Cintia Ribeiro Araújo, técnica da entidade do Serviço de Apoio a Organizações Populares Rurais (Sasop), instituição parceira da CAR, que atua em Campo Alegre de Lourdes, foi um evento relevante para fomentar o conhecimento. “Acredito que é um momento que serve para nos fortalecer e fortalecer a nossa ação em campo. É um encontro de conexão, onde a gente se conecta, aprende. Carlos Henrique traz muito bem a questão da agroecologia e é sempre um momento em que a gente aprende coisas novas para aplicar na nossa ação em campo”, afirmou.
Além de balizar o conhecimento entre os técnicos e técnicas de campo, durante o encontro, as equipes se comprometeram em registrar os aprendizados e experiências em campo para apresentar na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será sediado em Juazeiro, neste ano. “Um grande ganho que nós tivemos neste encontro é que daqui vão sair vários artigos, resumos para serem apresentados no CBA, que vai acontecer em Juazeiro. A gente dá mais um passo para o futuro!”, comemorou Carlos Henrique.
Pró-Semiárido
O Projeto é uma ação de desenvolvimento rural e combate à fome do Governo da Bahia, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Ascom CAR/Fotos: Divulgação