Invicto: o ciclista Ulan Galinski tem começo de ano avassalador

Cidades Outras Cidades

Atleta mira Copa do Mundo como grande objetivo para o primeiro semestre do ano.

O ciclista baiano Ulan Galinski começou a temporada 2025 de forma avassaladora com uma sequência de quatro vitórias seguidas em competições do Circuito Internacional de Ciclismo (CEI), válidas pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI). O atleta mantém a boa fase que vem desde o ano passado quando se classificou para os Jogos Olímpicos de Paris e sagrou-se campeão brasileiro de sua modalidade.

O grande objetivo do atleta para esse primeiro semestre do ano é a Copa do Mundo de Mountain Bike 2025, que vai acontecer em Araxá, Minas Gerais, em dois períodos: 03 a 06 de abril; e 10 a 13 de abril. Na prova teste antes da competição internacional, o ciclista sagrou-se campeão da Copa Internacional neste domingo, 30, no mesmo circuito. 

“Sem dúvidas, as Copas do Mundo em Araxá são o grande foco deste primeiro semestre e, logo depois, viajo para disputar o Pan-Americano na Costa Rica. É claro que começar a temporada de forma tão positiva traz confiança, mas procuro manter os pés no chão, continuar trabalhando e buscando evoluir todos os dias”, afirma Ulan.

Na busca por evolução, o ciclista do Vale do Capão, em Palmeiras, já emplacou uma sequência de triunfos, que incluem as vitórias na Internacional Estrada Real XCO, em Mariana, Minas Gerais; na Internacional MTB Séries, em Lavras, em Minas; e na Taça Brasil de XCO, em Rio Bonito, no Rio de Janeiro. Após um 2024 marcante em sua carreira, o ciclista tinha o objetivo de iniciar bem o novo ano.

“Comecei 2025 de uma forma diferente, sendo o melhor brasileiro no ranking mundial, o que traz muita expectativa e uma certa pressão. Então, para mim, iniciar bem a temporada era algo fundamental. Essas vitórias me deixam extremamente feliz e mostram que estamos no caminho certo para atingir os grandes objetivos do ano”, comenta.

Entre tantas competições, o atleta também já tem em mente o próximo ciclo olímpico, que começa oficialmente em 2026, no qual seu objetivo é chegar mais preparado na busca por uma medalha. Ulan fez questão de ressaltar a importância do apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do programa Bolsa Esporte, não apenas para sua carreira, mas para a evolução do ciclismo no estado.

“Sou muito grato pelo suporte que recebo da Sudesb e do Governo do Estado da Bahia. Mas, acima de tudo, valorizo o apoio às novas gerações, à organização de eventos e ao fortalecimento da base esportiva. Esse incentivo é essencial para que o esporte continue crescendo na Bahia”, pontua.

Mais vitórias da Bahia – Outra ciclista que vem se destacando é a baiana Paula Galan, que conquistou mais um título importante em sua carreira ao vencer o Desafio dos Campeões, uma das provas mais renomadas no estado de São Paulo, válida pelo ranking paulista de ciclismo. Competindo na categoria Elite Feminina, Paula demonstrou todo o seu talento e preparação ao superar grandes adversárias e garantir o lugar mais alto do pódio.

“Estou muito feliz e grata por essa conquista. Sempre buscamos dar o nosso melhor, treinamos, nos dedicamos e seguimos uma rotina intensa de preparação para chegar bem no dia da prova. Então, esse resultado é muito gratificante, é a confirmação de que todo o esforço valeu a pena”, celebrou a atleta.

Com um histórico de oito títulos baianos e dois campeonatos nacionais no ranking brasileiro de Mountain Bike XCM, Paula agora foca em sua próxima grande competição: a ultramaratona Brasil Ride, que será disputada entre os dias 13 e 17 de maio, em Conceição do Mato Dentro (MG). A prova é válida tanto pelo ranking mundial quanto pelo ranking brasileiro e contará com a participação de atletas internacionais.

“Minhas expectativas para a Brasil Ride são muito grandes. É uma competição desafiadora, com cinco dias de duração, e reúne ciclistas do mundo todo. Eu já tive a felicidade de vencer essa prova na categoria elite em 2021. Então, espero conseguir outro grande resultado este ano”, afirma Paula.

A ciclista também fez questão de ressaltar a importância do apoio da Sudesb em sua trajetória. “Atualmente, a Sudesb é meu único patrocínio para continuar no esporte. Sem esse suporte, seria muito difícil me manter como atleta. Meu projeto encerra em maio, e, caso eu não consiga outra empresa para patrocinar, infelizmente, vou precisar parar de competir e de praticar esse esporte que tanto amo”, destaca.

Ascom Sudesb/Madson Souza e Maurício Viana/Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *