
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou o edital do processo seletivo para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Nacional. A seleção é destinada a estudantes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) participantes do convênio da Associação Nacional dos Dirigentes das IFEs (Andifes) interessados em cursar o semestre letivo 2025.2 na Univasf. As inscrições poderão ser feitas pela instituição de origem do candidato no período de 14 de abril a 16 de maio.
A documentação necessária para a realização das inscrições deve ser enviada para o e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br. Os documentos exigidos estão listados no Edital nº 6/2025. Os requisitos para participação no programa são: estar regularmente matriculado em um curso de graduação de uma IFE participante do convênio; ter concluído, no mínimo, 20% da carga horária exigida para integralização curricular no curso de origem; e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade.
O discente poderá solicitar a mobilidade por um período letivo para atividades curriculares semestrais, podendo ser prorrogado por mais um período mediante aproveitamento integral das atividades cursadas, totalizando o período máximo de dois semestres. O resultado final das inscrições de discentes de outras IES será publicado no site da Proen até o dia 11 de julho de 2025. O período letivo de 2025.2 na Univasf terá provável início em 11 de agosto deste ano.
O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica possui o objetivo de promover uma cooperação entre as Instituições Federais de Ensino Superior, por meio da participação de discentes em atividades curriculares junto às instituições conveniadas. As Ifes participantes do Programa de Mobilidade Acadêmica constam no site da Andifes.
Campus Sede da Univasf, no Centro de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)