
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até esta sexta-feira (4), o 8º Encontro Formativo das Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais da Bahia, em Salvador. Com o tema “A Pedagogia da Alternância no contexto das políticas públicas”, o evento reúne 160 participantes com o objetivo de garantir a formação continuada e o acompanhamento técnico-pedagógico junto às Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR).
A diretora de Educação dos Povos e das Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, destaca a importância do encontro para a consolidação da Educação do Campo. “Já são dois dias de discussões sobre o plano de formação, a Pedagogia da Alternância e a parceria entre o Governo do Estado e as EFA e CFR. Neste ano, está previsto um repasse de R$ 73 milhões e o evento é fundamental para discutir a aplicação desses recursos e a prestação de contas. Além disso, é um espaço de reflexão sobre os fundamentos teóricos e as práticas que sustentam esse modelo educativo. Esse diálogo fortalece a Educação do Campo, garantindo que ela responda às necessidades das comunidades rurais”.
Os participantes estão acompanhando palestras e debates sobre temas relevantes para o fortalecimento das EFAs e CFR como “Pedagogia da Alternância no contexto das políticas públicas”, “Dia da Agricultura Familiar nas escolas” e “Resultados e vvanços gerados pelos programas da SEC nas EFA e CFR: Educa Mais, Mais Estudo, Plataforma Plurall e Avaliações Externas”.
A formação conta, ainda, com a participação do assessor pedagógico do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e da União Nacional de Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab), Joel Duarte, um dos palestrantes. Ele ressalta a importância da atividade. “Este evento vai além de uma parceria técnico-financeira. Ele representa uma estratégia de formação continuada da Secretaria com as Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais da Bahia. É um espaço de escuta e de diálogo permanente, fortalecendo a construção de um projeto político-pedagógico para a educação do campo, indígena e quilombola”, destaca.
O encontro também proporciona um espaço para o compartilhamento de experiências entre os participantes. Thales Lima, diretor da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, fala sobre a relevância do evento. “Esses dois dias estão sendo extremamente enriquecedores, com muitas informações e atualizações. É um momento de fortalecer a Educação do Campo no campo e para o campo. A Bahia tem se destacado nesse compromisso. Nosso objetivo agora é compartilhar este aprendizado com toda a equipe da Casa Familiar Rural de Tancredo Neves”.
Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais – As EFA e CFR são unidades escolares comunitárias voltadas para a Educação do Campo. Presentes em diversos territórios do interior da Bahia, essas instituições são construídas e geridas pelas comunidades rurais, com a participação de famílias, lideranças comunitárias e educadores. Atualmente, o Estado conta com 30 EFA e 3 CFR, que atendem mais de quatro mil jovens, filhos de agricultores familiares, oferecendo Educação Básica integrada à formação profissional. Estas escolas desempenham um papel fundamental no fortalecimento da Educação do Campo, promovendo o desenvolvimento local e a valorização das culturas e dos saberes das comunidades rurais.
Texto: Elisabeth Guerra/Foto: Elisabeth Guerra