SINDUNIVASF repudia comenda ao ex-presidente Jail Bolsonaro concedida pela Câmara de Petrolina

Cidades Petrolina

A Diretoria do Sindicato dos Docentes da Univasf (SINDUNIVASF) manifesta veemente repúdio à aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 025/2025 pela Câmara Municipal de Petrolina, que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Tal decisão representa um lamentável desserviço à cidade e à sua população.

Em um município que enfrenta inúmeros desafios sociais, econômicos e estruturais, é inadmissível que os vereadores optem por desperdiçar seu tempo – e, por consequência, recursos públicos – para homenagear uma figura pública marcada por uma trajetória de autoritarismo, golpismo, negacionismo, racismo, misoginia, homofobia e xenofobia, especialmente contra o povo nordestino. Não bastasse isso, trata-se de um político envolvido em escândalos de apropriação indevida de bens públicos, como no caso das joias vendidas no exterior.

É inaceitável que a mais alta honraria legislativa municipal seja entregue a alguém condenado por abuso de poder político e, mais recentemente, tornado réu por tentativa de subversão da ordem democrática. Relembre-se que o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior – ambos nomeados durante seu governo – confirmaram à Polícia Federal a presença de Bolsonaro em reunião onde foi discutida uma minuta golpista.

A homenagem promovida pela Câmara de Vereadores de Petrolina ocorre, de forma escandalosamente oportunista, no exato momento em que Bolsonaro começa a ser julgado pela tentativa de golpe que culminou na criminosa invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa, além de inoportuna, revela um abismo moral entre o legislativo municipal e os princípios democráticos consagrados em nossa Constituição.

Por fim, destacamos e parabenizamos o posicionamento ético e corajoso do vereador Gilmar Santos, o único a votar contra essa afronta à democracia. Sua atitude digna contrasta com a vergonha protagonizada pela maioria da Câmara Municipal e merece o reconhecimento público de todos os que defendem a legalidade, a justiça e a liberdade.

Diretoria da SINDUNIVASF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *