
Paola Reis é campeã Pan-Americana de BMX Racing 2025, categoria elite, e Jaldo Caribé conquista o tricampeonato na categoria cruiser 25-29.
A Bahia fez bonito no Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2025, realizado neste fim de semana no Chile. A atleta Paola Reis conquistou o título de campeã pan-americana na categoria Elite Feminina, enquanto Jaldo Caribé alcançou o tricampeonato na categoria Cruiser 25-29.
“Estou muito feliz por iniciar um novo ciclo olímpico com este título pan-americano. Agora é seguir motivada, pensando nos próximos objetivos”, declarou Paola, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Ambos os atletas são contemplados pelo Bolsa Esporte, programa do Governo da Bahia, na categoria Internacional, com repasse mensal de R$3.800,00 para apoio à preparação física e técnica.
Tricampeão – Jaldo Caribé subiu mais uma vez no lugar mais alto do pódio, mesmo após sofrer, recentemente, uma lesão no ombro durante a Copa Bahia de Camaçari. “Nenhum médico recomendava minha ida ao Chile. O risco era grande, mas a vontade de competir falou mais alto. Felizmente, conseguimos o melhor resultado possível”, celebrou.
Sua participação no Pan-Americano contou com apoio da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), que forneceu as passagens aéreas.
Delegação baiana – A delegação baiana foi composta de outros atletas. Além de Jaldo, outros dois ciclistas viajaram com passagens aéreas concedidas pela Sudesb: Ruan Miguel Gonçalves de Santana, com apenas 7 anos, conquistou o 8º lugar no Pan-Americano, categoria boys 7 anos, e Yasmin Santos Barbosa, categoria girls 12 e que também conta com o apoio do Bolsa Esporte.
Além deles, integraram a delegação baiana os atletas Miguel Barreto Nunes, que garantiu o 8º lugar no Pan Americano, categoria boys 13-14, Davi Lucas Batista, Thiago Vinicius Passos, Ícaro Pereira Barbosa. O grupo esteve acompanhando do treinador de BMX, Leonardo Gonçalves dos Santos.
Projeto Pedal – Tanto Ruan Miguel quanto Miguel Barreto são alunos do projeto social Pedal, que oferece, com recursos do governo do Estado, por meio da Sudesb, aulas gratuitas de bicicross na pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário, em Salvador.
As aulas práticas e teóricas ocorrem no turno da manhã, das 8h às 11h, nas segundas e quartas-feiras; nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Todos os equipamentos de proteção e bicicletas especiais para a prática da modalidade são oferecidos ao aluno.
De iniciativa da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), o Projeto Pedal tem o apoio há mais de dez anos da Sudesb.
Hilda Fausto – DRT 1748/Ascom Sudesb