
A Prefeitura de Sento Sé iniciou uma ação conjunta com diversas secretarias municipais e forças de segurança para o recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas da cidade e nas margens da Rodovia BA-210. A iniciativa, que já retirou cerca de 20 animais das vias até esta terça-feira (08), visa garantir a segurança da população e prevenir acidentes.
A força-tarefa envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo; Obras e Serviços Públicos; Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca; além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual.
O secretário de Administração, Adriano Almeida, explicou como está sendo feita a condução dos animais. “Todos os animais recolhidos estão sendo levados para um espaço do município, onde recebem alimentação adequada e passam por exames feitos pela equipe da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). Somente após o atestado de saúde positivo e o pagamento das diárias em que o animal ficou preso pelos donos que eles poderão ser devolvidos.”
A próxima ação
Está marcada para terça-feira (15), quando as equipes atuarão ao longo da BA-210, no trecho entre a sede do município e o distrito de Piçarrão.
Estratégia
A ação faz parte de uma estratégia mais ampla que busca soluções definitivas para a presença de animais soltos em vias públicas, seja por meio da conscientização dos proprietários ou da atuação legal, quando necessário.
“Manter animais soltos em vias públicas representa risco à vida e é passível de punições. A população pode colaborar denunciando casos por meio dos canais oficiais da Prefeitura ou das autoridades responsáveis”, finalizou Adriano Almeida.
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Foto: Pablo Maciel