Sebrae em Juazeiro recebe alunos do CIEE para palestra sobre empreendedorismo

Cidades Juazeiro

Encontro reuniu mais de 30 alunos participantes do programa Jovem Aprendiz.

O Sebrae em Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (07) dezenas de estudantes do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), com idade entre 14 a 24 anos, integrantes do programa Jovem Aprendiz, para uma visita de intercâmbio técnico.

Durante o encontro, foi apresentada palestra sobre empreendedorismo, com o tema “O que eu posso aplicar no meu projeto de vida”, ministrada pelo analista técnico e Embaixador do Programa de Educação Empreendedora na Regional Juazeiro, Edlan Amaral.

O evento teve o objetivo de facilitar o entendimento dos conceitos e aplicação prática dos temas empreendedorismo, sustentabilidade, inovação, cooperação, educação financeira, trabalho em equipe, entre outros, além de mostrar o que significa ser um Microempreendedor Individual (MEI), a criação, benefícios e deveres de uma empresa legalmente constituída.

O gerente da unidade Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, que teve o CIEE como parceiro no seu início profissional, fez a abertura dos trabalhos e falou da sua experiência no começo da trajetória no mercado de trabalho.

A professora Adriana Leal dos Santos, instrutora de aprendizagem, conduziu a equipe de alunos, e falou sobre a experiência vivida durante o encontro: “Falar de empreendedorismo dentro da unidade do Sebrae Juazeiro, é de uma importância em grande escala, tanto para os aprendizes quanto para os familiares, porque os aprendizes se tornam multiplicadores de informações ricas vindas de fontes seguras, como o Sebrae Juazeiro. A atividade externa, ela é uma provocação da líder de aprendizagem, professora Lorena Ferreira, para uma complementação da formação e o desenvolvimento de competências do próprio aprendiz como parte do processo educativo do programa aprendiz CIEE”.

Os alunos participaram ativamente da palestra, e provocaram o consultor, curiosos para conhecer o tema apresentado. Samuel Macedo, 18 anos, deu nota máxima para a atividade e aposta nas lições recebidas para alcançar o sucesso empresarial. “Com certeza, saio daqui com uma perspectiva muito diferente de quando cheguei após participar desta palestra que considero prática e objetiva, que inspira, que não alimenta utopias e vai abrir novos horizontes para a minha vida profissional, trilhando uma brilhante carreira”.

Ellen Beatriz, 19 anos, considera a capacitação uma atividade muito importante para conhecer os caminhos para empreender: “O aprendizado adquirido aqui é algo muito importante que eu pretendo levar para sempre porque vão favorecer o meu crescimento profissional e pessoal. Fica evidente que o empreendedorismo não é difícil como possa parecer e com planejamento nós conseguimos adquirir bons resultados para alcançar nossas metas. Então, minha avaliação é nota 10”.

Para o analista e palestrante no evento Edlan Amaral, “as competências empreendedoras são fundamentais para a construção de uma jornada exitosa. Nós buscamos, através da nossa exposição, mostrar que o empreendedorismo vai muito além do que apenas criar um negócio, ele perpassa por competências e comportamentos, que quando bem aplicados, conduzem ao protagonismo do estudante dentro da sua realidade, sendo um agente de transformação”, finalizou.

Por Carlos Humberto para ML Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *