
Na Alemanha, Alexandra Hildebrandt, de 66 anos, deu à luz ao décimo filho. O bebê, chamado Philipp, nasceu com 3,5 kg, a partir de um parto cesáreo, no Hospital Charité, em Berlim. Apesar da idade, a mulher afirma que não usou medicamentos para fertilidade e que não houve dificuldade para engravidar.
Embora a gravidez seja considerada de risco por sua idade, a alemã afirmou que recebeu apoio e feedbacks positivos dos amigos e familiares. Em uma entrevista à imprensa alemã, Alexandra contou que não fuma, não bebe e nunca usou anticoncepcionais. “Eu como de forma muito saudável, nado regularmente por uma hora e caminho por duas horas”, disse.
A médica ginecologista do Núcleo GA, Valeska Ferraz, pontua como o estilo de vida influencia neste caso. “Não cuidar bem do próprio corpo pode refletir na fertilidade. Ainda que não pareça importante, a composição corporal é de extrema relevância, pois o excesso ou a falta de peso pode influenciar na probabilidade de gestar. Quanto mais próximo da sua composição corporal ideal, mais facilidade você terá de engravidar. Fatores como estresse também podem influenciar”, explica.
A ginecologista ainda afirma que o caso da alemã não pode ser visto como uma regra, e sim uma exceção. “Ao se tratar de mulheres que estão acima dos 40 anos ou já estão na menopausa, conseguir engravidar é raro. Para ter uma boa gestação, é importante ter uma boa suplementação, níveis hormonais favoráveis e uma boa reserva ovariana, que é reflexo do bom estilo de vida”, ressalta.
Foto: Ascom Núcleo GA/divulgação