
Cerca de 80 atletas mulheres estarão participando da atividade, uma parceria da Febt e da Sudesb, que visa estimular a prática feminina da modalidade.
Com o objetivo de fomentar a prática feminina nos esportes de luta, principalmente no taekwondo, a terceira edição da Copa Maria Bonita de Taekwondo acontece neste domingo, 13, das 9h às 12h, no Ginásio da Unime, em Lauro de Freitas. Cerca de 80 lutadoras da capital e do interior vão participar da atividade.
O evento contará com apresentações de poomsae (sequência) e de kyorugui (luta) para um número expressivo de participantes, que superou as edições passadas, com, respectivamente, 40 e 50 praticantes. Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (Febt), Márcio Mascarenhas, comemora a evolução.
“A gente, inclusive, neste ano de 2025, tem um atleta na Seleção Brasileira, que vem do interior. Mesmo com esses problemas de logística, que conseguimos dirimir graças ao apoio da Sudesb, vamos fomentando. Pra ter ideia, na primeira Copa foram 40 mulheres. Na segunda, já teve 50 mais ou menos. Então, está havendo um crescimento gradativo e a ideia é que no ano que vem a gente consiga fazer as competições de luta, porque algumas categorias vão fechando aos poucos”, comenta Márcio.
Ele também destaca a importância do evento para difundir a modalidade e a presença feminina na prática esportiva em geral. “A ideia da Copa Maria Bonita é fomentar mesmo o taekwondo feminino e obter essa evolução que está acontecendo. A gente sabe que tem muitos praticantes do taekwondo feminino. Mas, com esse trabalho aos poucos, difundindo a importância da participação das mulheres, vamos fazendo o treinamento específico de competição e de lutas de demonstração para trazê-las para essa realidade”, finaliza.
Ascom Sudesb
Madson Souza e Maurício Viana/Foto: João Ubaldo/Ascom Sudesb.