
Fortes chuvas que registraram até 44 milímetros em menos de uma hora, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), atingiram Juazeiro (BA) na noite de ontem (11). Em outros pontos da cidade, o volume chegou a 70 milímetros. Diante da situação, a prefeitura – por meio do Gabinete de Crise da Defesa Civil – foi prontamente acionada para minimizar os impactos provocados pelo temporal.
Com apoio de diversas secretarias municipais, as equipes estiveram em campo durante toda a madrugada. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) atuou diretamente em áreas críticas, realizando a limpeza de vias, desobstrução de bueiros e suporte à população. “Nosso compromisso é garantir a segurança da população. Desde os primeiros alertas, mobilizamos nossas equipes e seguimos monitorando a cidade com ações coordenadas em tempo real“, afirmou o coordenador do Gabinete de Crise da Defesa Civil, Paulo Lima.
Entre as ocorrências registradas estão a queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco.
“Recebemos um chamado referente à queda de um poste na BA-210, nas proximidades do Residencial São Francisco. Diante da ocorrência, acionamos prontamente a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a concessionária de energia elétrica Coelba. Com a atuação conjunta, foi possível realizar o recolhimento do equipamento de forma eficaz, garantindo a desobstrução da via e prevenindo eventuais acidentes“, explicou o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira.
De acordo com o gestor da Sesp, Romário Varjão, a resposta imediata das equipes fez diferença. “As ações preventivas e a prontidão das nossas equipes foram essenciais para evitar danos maiores. Continuamos nas ruas, atentos a qualquer nova demanda“.
Bairros afetados
Os principais bairros atingidos pelas chuvas foram o Centro, Santo Antônio, Antônio Guilhermino, João Paulo II, Residencial São Francisco, Dom José Rodrigues, Alto da Maravilha, Itaberaba e Vila Nova Fé. A prefeitura ressaltou que, apesar da intensidade das chuvas, não houve registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Atendimento emergencial
A Defesa Civil de Juazeiro reforça que continua em alerta e que a população pode acionar os órgãos de emergência pelos seguintes canais:
– Defesa Civil: (74) 98863-1531;
– Samu: (74) 98114-8107;
– Corpo de Bombeiros: 193;
– Neoenergia Coelba: 116.
Foto: Ascom PMJ/divulgação