
O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa promover a saúde e a educação integral de estudantes da rede pública de ensino, foi a pauta de uma reunião realizada com os gestores escolares nesta sexta-feira (11).
Em Juazeiro, o programa é coordenado de forma intersetorial pelas Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau).
O encontro, realizado no auditório da Seduc, apresentou o PSE aos gestores da rede municipal e estadual de ensino de Juazeiro e discutiu os temas estratégicos incluídos no programa. “O PSE conta com 14 temas estratégicos e nesta reunião nós discutimos os quatro pactuados para serem executados pela Educação, em parceria com a Saúde, bem como o cronograma de atividades do programa. Entre os temas estão a saúde ambiental e a prática de atividade física”, explicou a diretora de Intersetorialidade da Seduc, Altamira Moreira.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da Sesau, Natália de Lima Melo, ressaltou a importância da parceria entre Saúde e Educação para alcançar os objetivos do Programa. “O PSE é executado desde 2007 e entendemos que a parceria com a educação é um fator essencial para termos êxito nas ações de promoção da saúde que são desenvolvidas pelo programa. Em 2025, o PSE será executado pelas duas Secretarias”.
Para Rafael da Silva, gestor do Colégio Estadual do Campo Olavo Ferreira Neto, em Maniçoba, o encontro foi essencial para orientar os gestores. “Esse momento de apresentação foi fundamental para entendermos o programa e compartilhar as informações com a comunidade. Nós, enquanto escola, pulverizamos essas informações para contribuir com a promoção da saúde”, frisou Rafael.
A reunião ainda contou com a presença da gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana Evangelista dos Santos, da superintendente de Rede, Miranery Amorim, e da gerente da Rede de Frio da Sesau, Fabrícia Souto Baleeiro.
Ascom Seduc/PMJ