Em sua terceira edição, Rota do Café destaca potencial do mercado cafeeiro em Petrolina

Cidades Petrolina

Realizado pelo Sebrae e pela Artfully, festival reúne 18 estabelecimentos entre 24 de abril e 24 de maio com combos criativos que valorizam sabores regionais.

O hábito de sair de casa para tomar um bom café tem conquistado cada vez mais adeptos. Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a busca por estabelecimentos que ofereçam experiências diferenciadas com a segunda bebida mais consumida no mundo tem impulsionado a criação e a manutenção de negócios do segmento. Por isso, nada mais justo do que um festival voltado aos amantes de café que também oferece oportunidades para os empresários do segmento. De 24 de abril a 24 de maio, acontece a 3ª edição da Rota do Café, iniciativa do Sebrae Pernambuco e da Artfully, reunindo 18 cafeterias de Petrolina para movimentar o calendário gastronômico da cidade. 

O festival, idealizado pela barista Geórgia Romero, além de chamar a atenção de moradores e turistas, também busca destacar as cafeterias da região. Apesar de o número de estabelecimentos participantes permanecer o mesmo em relação ao ano passado, o setor segue em expansão na região, com novas cafeterias surgindo e consolidando-se no mercado local. 

“O Sebrae tem sido um grande parceiro nesse crescimento, oferecendo suporte desde a implementação do empreendimento até a orientação para obtenção de linhas de crédito. O consumo de café tem aumentado significativamente, especialmente em Petrolina, o que reflete a valorização da cultura cafeeira e a busca por experiências diferenciadas pelos consumidores”, destaca Charlys Bezerra, analista do Sebrae Pernambuco.

O objetivo da Rota do Café não é fazer com que haja uma disputa entre os estabelecimentos, mas que os clientes circulem por todas as cafeterias participantes. O estímulo é feito por meio de um passaporte individual e gratuito, fornecido na compra de um combo em qualquer cafeteria inscrita no roteiro. Com o documento em mãos, os clientes poderão visitar as cafeterias, e os 20 primeiros que completarem o roteiro receberão como prêmio uma cesta com diversos produtos do festival e vouchers de compras em lojas parceiras. 

Para quem aposta no segmento, o festival é uma oportunidade de aumentar o faturamento e consolidar a marca. “Investi no ramo de cafeteria pela paixão pelo café e pela oportunidade de criar conexões por meio dele. A decisão veio após pesquisas de mercado e observação da demanda crescente por espaços autênticos. Acredito que é um mercado aquecido, com muito potencial para inovação. O festival é uma chance de mostrar o diferencial da Odara para novos públicos. Preparamos um cardápio especial, que promete surpreender”, conta Glauber Britto, proprietário da Odara, cafeteria inaugurada em fevereiro deste ano. 

Na edição deste ano, os 18 estabelecimentos inscritos deverão oferecer  um combo composto por bebida à base de café, acompanhado de um doce ou salgado, pelo valor de R$ 34,90. A ideia é estimular as cafeterias a utilizarem técnica e criatividade  para proporcionar aos consumidores experiências únicas e inesquecíveis, com combinações que valorizem sabores regionais, como queijos, carne de bode, peixes do São Francisco e frutas, como uvas do Sertão, goiaba, manga e acerola. 

A Rota do Café se posiciona como uma oportunidade para expansão do consumo de cafés especiais no Vale do São Francisco, com impacto positivo para estabelecimentos, fornecedores e produtores locais. A lista completa com as cafeterias participantes pode ser conferida na página do festival no Instagram @rotadocafefestival.

Foto: Paula Theotônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *